Começou nesta segunda-feira (08/04) a 2ª Semana Agropecuária da Ufrgs (Seagro), em Porto Alegre.
O tema central é Integração e inovação: insumos da agropecuária. O evento ocorre durante a semana (08 a 12/04), sendo que nos três primeiros dias serão ministrados 20 minicursos no prédio Central da Faculdade de Agronomia da Ufrgs.
Já na quinta e sexta-feira, realizados dias de campo na Estação Experimental Agronômica (EEA) da Universidade. A abertura aconteceu com a presença do diretor técnico da Emater/RS, Lino Moura.
A Emater/RS-Ascar faz parte da organização do evento e técnicos da Instituição foram indicados para ministrar os cursos de Secagem e Armazenagem de Grãos, Técnicas de Compostagem, Agricultura Urbana e Integração e Inovação na Produção de Ovinos.
Durante a semana ocorrerão minicursos sobre Agricultura Digital, Agricultura Urbana, Qualidade do Leite, Produção e Manejo de Meliponídeos, entre outros.
Enquanto os primeiros dias serão voltados a estudantes e membros da universidade, os dias de campo que encerram a semana têm os agricultores e pecuaristas familiares como público alvo.
De acordo com Taís Michel, médica veterinária da Emater/RS-Ascar, foram organizadas excursões para cerca de 200 agricultores familiares que participarão dos dias de campo.
Dias de campo com enfoque em Manejo eficiente para a produção de grãos, Manejo e tecnologia para produção de carne com qualidade, Manejo de frutíferas e recursos florestais, e Manejo de sistemas agropastoris.
As atividades desses dias visam capacitar os participantes que farão parte do projeto Manejo Conservacionista em Campo Nativo por Meio de Pastoreio Rotativo em Estabelecimentos de Pecuária Familiar do Rio Grande do Sul, que prevê a contratação da Emater/RS-Ascar para a execução de 70 unidades de pastoreio rotativo em municípios que integram o Escritório Regional de Porto Alegre.
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues