POR ASSESSORIA
Temas como “Enfrentamento da Violência Doméstica e os Direitos das Mulheres no Campo” foram abordados durante o evento.
A Comissão Especial Semeadora do Agro do Sistema Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo/Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (FAESP/SENAR-SP) promoveu nesta quinta-feira (28 de abril) na Agrishow 2022, em Ribeirão Preto, uma série de palestras para tratar de assuntos relacionados ao universo feminino e empreendedorismo no campo. A Comissão é um órgão colegiado de caráter consultivo, vinculado à Presidência da Federação, com o objetivo de congregar mulheres, direta ou indiretamente ligadas ao campo, para subsidiar a entidade na implantação de ferramentas de valorização e empreendedorismo das mulheres do campo. O evento contou com cerca de 100 participantes.
A mesa de trabalho foi composta por Adriana Menezes, diretora secretária da FAESP, presidente do Sindicato Rural de Itu e Coordenadora Executiva da Comissão; por Juliana Alcazar Farah, membro integrante da Comissão, vice-presidente do Conselho Superior Feminino da FIESP (CONFEM), vice-presidente do Instituto Virada Feminina e vice coordenadora de Agronegócios do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura da Associação Comercial de São Paulo (CMEC); por Cintia Milhim Ferreira, primeira-dama de Franca; por Renata Correa Gregoldo, secretária municipal de Assistência Social de Ribeirão Preto; e por Luiza Brunet, ex-modelo, ativista e empresária.
“Quando recebi o convite do presidente Fábio Meirelles para estar na coordenação do Semeadoras do Agro aceitei de prontidão. Hoje é uma feliz realidade poder acompanhar e estar junto desta lideranças femininas, que estão impactando a mulher do campo”, afirmou Adriana Menezes, que abriu o evento.
“Poder ver todo o projeto Semeadoras do Agro gerando frutos, impactando a sociedade e levando para o Agro a importância da atuação da mulher , é muito relevante para todas as nossas gerações”, disse Juliana Farah
A reunião contou com importantes palestras. Rubenita Lessa, coordenadora-geral do Sistema Integrado de Atendimento às Mulheres vítimas de Violência – Ligue 180 – do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, abordou o tema “Como o Ligue 180 pode ajudar no enfrentamento da violência contra as mulheres do campo”.
Na sequência, Luiza Brunet apresentou o painel “Enfrentamento da Violência Doméstica e os Direitos das Mulheres no Campo”; a ex-primeira-dama do Estado de São Paulo, a artista plástica Bia Doria, falou sobre “Empreendedorismo das mulheres e a importância delas no agro”; e Juliana Farah trouxe informações sobre linhas de créditos destinadas às pequenas produtoras rurais, no painel “Nano Crédito — Agro Mulheres”.