Crédito inteligente: como a tecnologia está facilitando o acesso ao crédito rural

Crédito inteligente: como a tecnologia está facilitando o acesso ao crédito rural

O crescimento da demanda por recursos é evidente. Dados do Banco Central do Brasil mostram que, no ano-safra 2024/2025, o crédito rural atingiu R$300 bilhões. Isso representa um salto de 15% em relação ao ano anterior. Mas quanto maior o volume de recursos, maior a responsabilidade dos gestores. 

Mas junto com o volume recorde de recursos, cresce também a responsabilidade de quem os administra. Cada vez mais, bancos, cooperativas e fintechs querem clareza, transparência e dados confiáveis antes de liberar novos financiamentos.

O que é crédito inteligente no campo?

Durante décadas, a análise de crédito rural se baseava principalmente no histórico de relacionamento do produtor com o banco. Agora, o foco está mudando. Surge o conceito de crédito inteligente.

O crédito inteligente consiste em dar preferência, prioridade e condições melhores para quem apresenta informações de maneira rápida, padronizada e bem estruturada.

Ao digitalizar os processos e registros, o produtor rural oferece ao banco muito mais que um formulário do banco. Informa evoluções de produção, fluxo de caixa, indicadores contábeis, balanço, e até planejamento futuro, tudo na palma da mão.

Estudos recentes da Embrapa reforçam que produtores que utilizam ferramentas de gestão agrícola têm cerca de 20% mais chance de conseguir aprovação do crédito, justamente por evidenciarem seriedade e capacidade de arcar com compromissos.

Por que dados organizados mudam tudo?

Bancos trabalham ‘de olho’ no risco. Se não conseguem enxergar com clareza o negócio, tendem a demorar mais na análise, pedir documentos extras e até sugerir taxas mais altas. 

quando o produtor apresenta números bem organizados, os analistas conseguem tomar decisões muito mais rápido.

Agora imagine dois produtores buscando o mesmo financiamento. Um chega ao banco com pilhas de papéis, o outro apresenta um relatório completo, gerado em minutos por um software de gestão. O segundo não apenas economiza tempo, mas também comunica confiança e eficiência, que são fatores que fazem diferença direta na aprovação.

A visão de quem está à frente da transformação digital no campo

Para entender melhor, ouvimos Marcelo Lagemann, CEO da Connectere AgroGestão, empresa responsável pelo desenvolvimento do +G3.

Como você define o crédito inteligente no campo?

“Crédito inteligente é aquele que reconhece o produtor que tem controle sobre seus números. Quando o banco enxerga dados claros e atualizados, ele entende que há gestão e responsabilidade por trás do negócio. Isso reduz risco e melhora as condições do crédito.”Marcelo Lagemann

Por que a organização da fazenda impacta tanto na hora de buscar crédito?

“A fazenda bem organizada fala a língua dos bancos. Quando o produtor mostra indicadores financeiros e produtivos de forma estruturada, o analista consegue avaliar os indicadores internos do banco. Ele vê, em dados, o potencial da operação.”

Como o +G3 ajuda nessa jornada?

“Nosso objetivo é simplificar o acesso ao crédito. O +G3 integra informações agrícolas, financeiras e contábeis, transformando tudo em relatórios que facilitam a análise. É um avanço enorme para quem quer crescer com planejamento e transparência.”

+G3: sistema de gestão rural que abre portas no crédito

A tecnologia e organização faz toda a diferença no relacionamento com bancos. O +G3, foi criado para simplificar a rotina de gestão no campo e facilitar o acesso ao crédito

Por ser 100% online e pensado para a rotina do campo, o sistema permite:

  1. Organizar informações agrícolas e pecuárias
  2. Gerar relatórios automáticos financeiros, contábeis e comerciais
  3. Controlar estoque, máquinas e recursos humanos
  4. Acessar documentos em segundos para enviar à instituição financeira
  5. Reduzir drasticamente a papelada e o risco de perda de informações

Utilizando o +G3, cada vez que surge uma demanda de crédito, todo o processo fica mais simples e objetivo. Os bancos percebem profissionalismo, transparência e segurança, que são elementos que fortalecem o perfil do produtor como bom pagador.

O +G3 foi feito justamente para transformar a rotina de quem quer ter controle, agilidade, confiança e mais chances de conquistar crédito e crescimento de verdade. 

Quer ver na prática como organizar sua fazenda pode abrir novas portas?

Solicite uma demonstração e descubra como organizar a fazenda é o primeiro passo para conquistar crédito com mais rapidez e segurança.

Connectere Agrogestão | Pelotas RS

Connectere Agrogestão
@connectereagrogestao

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *