Terceirização de frotas no agronegócio auxilia na liberação de fluxo de caixa de empresas
Locar equipamentos pode gerar economia de recursos de até 20% para empresas do setor
Seja para cultivo, plantação, colheita ou transporte, a terceirização de máquinas e equipamentos agrícolas tem entre suas principais vantagens a redução do uso de limites de crédito pelas empresas e produtores do setor. Isso porque o recurso que seria destinado à compra desses veículos, pode ser investido em questões operacionais, como manutenção da folha de pagamento ou inovações no negócio, por exemplo.
A modalidade, já consolidada no mercado internacional, também proporciona redução da necessidade de capital de giro e aumento do índice de liquidez do empreendimento. Isso porque, a locatária passa a substituir imobilização de capital por custo de locação. Conforme destaca Marluz Renato Cariani, Head comercial de locação de Pesados da Ouro Verde, “a opção pela terceirização de máquinas e equipamentos agrícolas pode representar uma economia entre 10% a 20% para negócios do setor”, explica.
Exportações do agro brasileiro são ampliadas para oito países
Tudo depende do tipo de maquinário, quantidade de veículos locados e também do modo de operação. De acordo com Cariani, os fatores que possibilitam essa economia de até 20% para as empresas do setor são: o custo e a remuneração do Capital, os incentivos fiscais proporcionados pela prática, o valor de aquisição do equipamento, o valor e o período para a venda do ativo no final do contrato (valor residual) e os custos com gestão e manutenção dos equipamentos.
Gestão profissional
Além da terceirização, é possível contratar a gestão profissional da frota, o que pode incluir desde o processo de seleção e contratação dos motoristas até a realização de manutenção preventiva, controles de gastos e rastreamento veicular. “Quem aluga um equipamento conta com suporte técnico 24 horas, o que facilita a logística e a troca do maquinário em caso de falhas” destaca.
Tendo em vista que as frotas envolvidas no agronegócio são impactadas por diversos fatores, preço do combustível, qualidade dos terrenos e estradas, que podem danificar os veículos e aumentar os custos de produção, a gestão profissional se torna ainda mais importante.
Além disso, pelo serviço de gestão, é possível realizar o cruzamento de informações importantes, como a telemetria, que permite o monitoramento completo do ativo e identifica desvios de dirigibilidade, e o cartão combustível, que monitora e controla os abastecimentos. “Assim, é possível fazer um diagnóstico do comportamento dos condutores, muito focado na parte da segurança e, consequentemente, traduzindo em uma redução ainda maior dos gastos”, explica Cariani.
Frota mista
Algumas empresas ligadas ao agronegócio possuem a necessidade de uso de frota mista, ou seja, tanto veículos leves como pesados. Com foco neste mercado, a Ouro Verde disponibiliza para locação tanto equipamentos específicos para transporte de carga frigorificada, plantio de grãos, colheita de cana, entre outros, quanto automóveis comuns para uso diário, como atividades administrativas e comerciais.
Para empresas que já possuem uma frota própria e desejam migrar para o modelo terceirizado, a Ouro Verde conta com um suporte que consiste em comprar os veículos do cliente. “Um dos grandes problemas de quem já tem os ativos é conseguir vendê-los. Assim, com esse serviço, o empreendedor pode receber o valor dos carros à vista ou abater nas mensalidades da frota que decidir adotar”, explica.
Sobre a Ouro Verde
Com mais de 45 anos, a Ouro Verde é especialista em gestão e locação de frotas de veículos, máquinas e equipamentos pesados para clientes corporativos. A companhia, recentemente adquirida pela canadense Brookfield, oferece o serviço de gestão de frota de forma integrada, contando com uma plataforma completa de serviços agregados que incluem soluções tecnológicas, manutenção e operações de ativos. A empresa está entre as líderes do segmento em todas as suas linhas de negócio. Atendendo centenas de clientes corporativos, a Ouro Verde foca em relacionamentos comerciais de médio e longo prazo e conta com uma frota de aproximadamente 25.000 veículos distribuídos em todas as regiões do Brasil. Com filiais estrategicamente posicionadas para apoiar os clientes, a empresa emprega mais de 1.500 colaboradores. A companhia possui, também, parcerias estratégicas com os maiores fabricantes de veículos, máquinas e equipamentos e uma rede credenciada nacional de prestadores de serviços que possibilitam oferecer uma proposta de valor atraente para seus clientes.
Sobre a Brookfield
A Brookfield é uma líder global na gestão de ativos alternativos, com um portfólio de mais de US$ 500 bilhões em ativos em todo o mundo. A empresa está presente no Brasil desde a sua fundação, há 120 anos. Seus ativos no País somam aproximadamente R$ 100 bilhões e suas operações estão presentes em 20 estados, empregando cerca de 20.000 funcionários. Além da Ouro Verde, a Brookfield detém um portfólio diversificado compreendendo investimentos em imóveis comerciais, ativos de infraestrutura incluindo rodovias pedagiadas, portos, ferrovias, terminais intermodais, transmissão de energia elétrica, transporte de gás, data centers e redes de fibra óptica, geração de energia renovável, incorporação imobiliária residencial e saneamento básico, além de investimentos em agropecuária e florestas.