Com o Tratamento de Sementes Industrial, o produtor garante qualidade na proteção inicial e otimiza a gestão da sua lavoura
A prática de tratar sementes parece algo simples, mas às vezes pode gerar preocupação ao produtor.
No momento da semeadura, quando as condições de solo estão aptas, a regra é que as semeadoras não parem.
E para isso as sementes precisam estar prontas a serem plantadas.
É nesse sentido que o TSI ou na fazenda, se mal executado pode não entregar os benefícios esperados.
Segundo ABRASEM, diversos fatores afetam a integridade e a eficácia dos produtos no tratamento de sementes:
Pesquisa comprova que investir em sementes tratadas de soja é rentável
Compatibilidade de produtos utilizados no tratamento, equipamentos apropriados, aplicação nas doses corretas são alguns deles.
Assim, nesse contexto, o produtor precisará fazer uma opção entre o tratamento da semente na fazenda (On farm) ou optar pelo tratamento industrial (TSI).
O TSI é uma prática que agrega diversos benefícios técnicos e convenientes ao produtor rural.
Abaixo são discutidas 5 vantagens:
1 – Qualidade na proteção
O tratamento industrial de sementes dá a garantia de estar adquirindo produtos específicos para este fim e com compatibilidade testada.
Além de permitir a aplicação da dose correta e a uniformidade de cobertura das sementes, proporcionando máxima proteção.
Assim, o produtor elimina o risco de erros de tratamento e fitotoxidades das plantas nesta fase tão crítica, que é o estabelecimento da lavoura.
2 – Equipamentos de alta tecnologia e equipe treinada
No processo industrial são utilizadas máquinas e equipamentos de alta tecnologia, os quais permitem maior precisão na colocação da dose correta dos produtos e maior uniformidade da cobertura.
Além disso, são usados polímeros e outros aditivos que garantem maior qualidade no tratamento, eficiência biológica e longevidade de armazenamento.
Pessoas capacitadas e treinadas controlam todo esse processo nas fábricas, reduzindo as margens de erros e contaminações.
3 – Sementes de qualidade e com menor dano mecânico
As sementes selecionadas para o tratamento industrial são de elevada qualidade previamente aferida.
As máquinas e o processo industrial garantem um tratamento mais suave às sementes, evitando danos mecânicos e alterações nas suas características fisiológicas.
Além disso, após tratadas, as sementes são devidamente armazenadas em condições adequadas.
4 – Menor risco de contaminação e mistura de lotes
Adquirir sementes tratadas reduz consistentemente os riscos de contaminações do agricultor, dos seus funcionários e também do ambiente.
A falta de treinamento e capacitação dos operadores aliada à falta de planejamento prévio são fatores comuns de ocorrerem, aumentando os perigos de contaminações e colocando em cheque a qualidade do tratamento.
Com o TSI, o produtor também elimina os riscos de misturas de sementes, de diferentes peneiras ou híbridos, garantindo maior uniformidade da lavoura.
5 – Comodidade e conveniência ao produtor
Quer mais facilidade que abrir o saco de sementes e abastecer a plantadeira, sem precisar mobilizar tempo e mão de obra para tratá-las?
O tratamento industrial de sementes proporciona essa agilidade ao produtor.
Na semeadura, o rendimento precisa ser máximo para o melhor aproveitamento das condições de solo e clima, por isso, qualquer problema deve ser evitado nesse momento.
Fica claro, portanto, que o TSI gera economia de tempo e mão de obra ao produtor, além de mais conveniência por facilitar o gerenciamento do plantio.
Pensando nessa necessidade do produtor, a Rede AgroServices possui uma plataforma de troca de pontos, para o resgate de diversos serviços na área de tratamento de sementes, como consultores especializados, maquinários e softwares.
Clique AQUI para conferir como a Rede pode contribuir com o melhor gerenciamento da sua lavoura.
1 Comment