fbpx

Grupo Fictor investe na produção de biopesticida microbiológico

Grupo Fictor investe na produção de biopesticida microbiológico

O produto, totalmente natural, será feito a partir de bactérias e fungos endofíticos de plantas e estará disponível para o mercado em dois anos

O Grupo Fictor – holding de participação e investimentos especializada em gestão empresarial – desenvolve um biopesticida totalmente natural, a partir de fungos e de bactérias de plantas, em parceria com a RT Biotec.

A iniciativa faz parte da estratégia das políticas de Environmental, Social and Governance (ESG), que a empresa vem implementando nos últimos anos.

A pesquisadora do projeto é a bióloga e pós-doutora em Biotecnologia, Adriana Todaro e para produzir o biopesticida, a pesquisadora utiliza microrganismos e suas moléculas bioativas, extraídas de bactérias e fungos endofíticos, que vivem no tecido vegetal.

A interação química desses microrganismos e suas moléculas bioativas com as das plantas, cria um microambiente eficiente para o controle de pragas de interesse agrícola.

A união dos três componentes cria um produto natural, com maior eficácia contra pragas e inédito, já que outros pesticidas naturais utilizam apenas bactérias. Outro diferencial do biopesticida é não usar nenhum produto sintético.

O biopesticida será testado, a princípio, em soja e milho, tanto na semente encapsulada como diretamente na folha e outras partes da planta. A expectativa da pesquisadora é que o produto chegue ao mercado em até dois anos.

“A Fictor me procurou para investir, financeiramente, na pesquisa. Eu, como bióloga, vejo isso como algo maravilhoso, porque é um grupo de investimentos, que tem a preocupação com o meio ambiente. É um grupo de investimentos que quer cuidar do planeta e dar para a natureza um pouco desse equilíbrio biológico que ela pede”, completa a doutora em Biotecnologia.

O investimento do Grupo Fictor é R$ 5 milhões além do laboratório – um ambiente limpo e controlado, nível 2, que seguem as regulamentações da Anvisa. Além disso, a empresa também vai buscar conexões com órgãos públicos como Embrapa, governos estaduais e federais e Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação para que, além de um produto eficaz, ele precisa ser economicamente viável e seja utilizado pelos agricultores.

“A produção de biopesticida é um dos projetos inovadores que a nossa companhia vem investindo nos últimos anos. Com a utilização desses defensivos derivados de matérias naturais, iremos impactar positivamente o agricultor, o plantio e a sociedade, aplicando todas as premissas da política ESG que estamos implementando na empresa”, finaliza Philllippe Rubini, Sócio do Grupo Fictor.

Sobre o Grupo Fictor

Com 10 anos de atuação, o Grupo Fictor busca investir em empresas com alto potencial de retorno, empreendimentos tangíveis e não especulativos. A empresa faz todo o trabalho de assessment, identificando possíveis gargalos e riscos associados à operação do negócio, bem como um diagnóstico do segmento de atuação e a capacidade de retorno do respectivo mercado.

Com sede em São Paulo, possui unidades comerciais no Rio de Janeiro, Maranhão e em Goiás, que atendem diversos clientes parceiros. Entre eles estão bancos, investidores privados, family offices e fundos de investimento.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *