Redução das taxas de juros visa proporcionar ao produtor rural as melhores condições de mercado para aquisição dos insumos
O Banrisul anunciou, nesta segunda-feira (4), o início das contratações das operações de pré-custeio para as culturas da safra de verão de 2024/2025. O Banco aproveitou a realização da Expodireto para antecipar a abertura das linhas com condições especiais. As culturas que podem ser beneficiadas pela contratação destas operações são o milho, a soja e o arroz.
A liberação de forma antecipada permite ao produtor ter melhores condições de mercado para aquisição dos insumos necessários à formação da lavoura, de acordo com a instituição. Mesmo agricultores que ainda não são clientes também poderão fazer a contratação.
Para as operações de pré-custeio, o Banrisul reduziu as taxas de juros das linhas subsidiadas pelo Governo Federal e das linhas de recurso livre. A taxa de juros dos financiamentos realizados pelo Pronaf está em 5%, pelo Pronamp 8%, e as taxas de recursos livres em 11,5%.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento do Banrisul, Fernando Postal, a abertura do pré-custeio faz parte da estratégia da instituição de valorizar a Expodireto.
“O Banrisul se consolidou como um parceiro da Expodireto e do produtor. Conhecemos as suas necessidades e queremos assegurar as melhores condições para o plantio da sua próxima lavoura”, explica Postal.