Disponível para máquinas novas ou usadas, piloto automático elétrico pode ser retirado de um equipamento e instalado em outro de maneira rápida e fácil
A Massey Ferguson, referência no mercado agrícola brasileiro, passa a oferecer o Fuse Guide, novo piloto automático elétrico que pode ser utilizado em tratores, colheitadeiras e pulverizadores novos ou usados. De fácil instalação, o sistema desenvolvido pela Fuse, marca de tecnologia da AGCO, atende pequenos e médios agricultores.
“Por se tratar de um sistema de fácil instalação e utilização, o agricultor poderá fazer o uso do Fuse Guide em diversos equipamentos, usufruindo da máxima precisão durante as operações de preparo de solo, plantio, pulverização e colheita”, explica Vanderson Schneider, especialista de Marketing de Produto Fuse.
O monitor para a visualização das informações pode ter 5, 7 ou 10 polegadas, de acordo com o tamanho da máquina e da necessidade do produtor.
“Por exemplo, se o produtor pretende usar apenas o piloto automático, uma tela menor atenderá o objetivo, mas se ele também tiver a intenção de utilizar funções adicionais, como fazer o controle de sementes no plantio, adubação ou taxa variável de pulverização, a indicação é pelo terminal de 7 ou 10 polegadas, já que ambos possuem compatibilidade com implementos ISOBUS”, detalha o especialista.
O Fuse Guide tem o receptor Smart7 (GPS) instalado em cima do equipamento, responsável por captar sinais de satélites para seu posicionamento, garantindo precisão no trajeto. O uso do sistema permite por exemplo, aumento de até 5% da área plantada, em comparação ao trabalho sem tecnologia de precisão.
Ao reduzir a fadiga do trabalho, o piloto automático elétrico também permite que operador mantenha o foco na operação a ser realizada, o que resulta em aumento da eficiência operacional, além de menos falhas e sobreposições, otimizando recursos e insumos.
A instalação é realizada por meio da rede de concessionárias Massey Ferguson.
“É um sistema que possui compatibilidade com diversas soluções de agricultura de precisão do mercado, permitindo agregar mais tecnologia para a máquina que está no campo”, ressalta Schneider.