POR ASSESSORIA
É a primeira vez que a companhia consolida ao mesmo tempo os resultados das empresas Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat, suas três aquisições mais recentes
16 de maio de 2022 — O AgroGalaxy, uma das maiores plataformas de varejo de insumos agrícolas e serviços voltados para o agronegócio brasileiro, registrou resultados recordes, com a receita líquida totalizando R$ 3,1 bilhões, aumento de 161% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Pela primeira vez, são consolidados os resultados das empresas Boa Vista, Ferrari Zagatto e Agrocat ao mesmo tempo.
A receita com o segmento de insumos registrou alta de 171%, resultando em R$ 1,7 bilhão, sendo que 92% são de acréscimo orgânico. Historicamente, a receita de insumos no 1º trimestre representa entre 16 e 19% da receita líquida anual. Já a receita com grãos registrou alta de 103% somando R$ 1,5 bilhão. O EBITDA ajustado alcançou R$ 130 milhões, aumento de 356% em relação ao primeiro trimestre de 2021 e a margem EBITDA ajustada ficou em 4,1%, quase o dobro do mesmo indicador apresentado no mesmo período de 2021.
Segundo Welles Pascoal, CEO da Companhia, os fertilizantes, que já vinham em tendência de preços crescentes, tiveram nova alta com a deflagração da guerra entre Rússia e a Ucrânia, dois importantes fornecedores mundiais de matérias-primas mais usadas nos fertilizantes químicos.
“Mesmo nesse cenário desafiador, o AgroGalaxy continuou atendendo seus quase 23 mil clientes e conquistou mais um trimestre de resultados recordes. Seguimos oferecendo produtos e serviços com excelência, inclusive fertilizantes, conforme a demanda dos nossos clientes. Para a safrinha de milho 2022, entregamos 100% da demanda dos produtores que atendemos. O aumento de preços pós o início da guerra será sentido no 2º semestre, quando começarem os embarques da Safra 22/23. Não estamos vendo falta de produtos no mercado, mas a logística será um desafio”, complementou Pascoal.
Houve relevante impacto do aumento de preços contra o 1º trimestre de 2021, na ordem de 70%, principalmente nos segmentos de fertilizantes e defensivos, que somado ao aumento de volume orgânico de 22%, às aquisições e aos avanços na eficiência de nossas operações, levaram ao atingimento de novos recordes operacionais: o same store sales alcançou 82,9% e a receita por Consultor Técnico de Vendas avançou 77% no primeiro trimestre de 2022 comparado ao mesmo período do ano passado.
O Retorno Sobre Capital Investido (ROIC) atingiu 22,2% nos últimos 12 meses, o que representa 6,4 pontos percentuais acima do ROIC no mesmo período do ano anterior. O resultado é expressivo ao considerar que a receita da companhia é menor no primeiro semestre, uma vez que as atividades dos clientes do AgroGalaxy estão diretamente relacionadas aos ciclos das lavouras e as compras ficam concentradas na segunda metade do ano.
A empresa registrou prejuízo líquido ajustado de R$ 45 milhões, crescimento de 131% em relação ao prejuízo de R$ 19,3 milhões no 1T21. O negócio de varejo de insumos agrícolas acompanha a sazonalidade das safras e o 1T concentra em média 18% da receita anual, mantendo-se as demais despesas fixas e financeiras. Além disso, houve relevante impacto nas despesas financeiras, impactadas pela alta da taxa Selic, que passou de 2,2% para 10,5% na média entre o 1T21 e 1T22.
“Nossa sazonalidade de receita faz com que não sejam diluídas as despesas fixas e financeiras no primeiro semestre, sendo o prejuízo algo natural nesta época do ano, ainda mais levando-se em conta esse aumento drástico da SELIC e seu impacto em nossas despesas financeiras. Apesar disso, reduzimos o spread de dívida de 4,2% para 3,4% na média. Além disso, nosso ROIC tem mostrado ganhos significativos, mantendo-se bem acima do nosso custo de dívida, um sinal de que estamos no caminho certo nas nossas decisões de investimento.”
A carteira de pedidos também apresentou importante evolução: R$ 3,4 bilhões em março de 2022, avanço de 144% em comparação ao mesmo período de 2021.
ESG em destaque
No primeiro trimestre deste ano, a Companhia deu mais um passo em direção à sua jornada pela sustentabilidade, publicando em abril de 2022 o seu segundo Relatório Anual. O documento possui compromissos-chave da companhia para contribuir com o desenvolvimento sustentável do agronegócio, incluindo metas na remuneração de executivos e colaboradores. As iniciativas incluem o avanço na Política de Crédito com análise ESG, implantar a Política de Compras Sustentáveis e alavancar práticas para a transição em agricultura regenerativa por meio de soluções integradas.
“Os primeiros resultados de 2022 refletem a continuidade do que foi planejado ao longo de 2021. Seguimos com o compromisso de proporcionar medidas e soluções inovadoras aos produtores rurais, priorizando, além da produção, o cuidado com a terra e promovendo reeducação para um agronegócio cada vez mais sustentável. Por esse motivo, começamos a implementar o ESG em nossa estratégia, incluindo, pela primeira vez, um recorte do que o AgroGalaxy tem feito nesse sentido”, completou Welles Pascoal.
Plano de expansão em 2022
Em 2022, a Companhia planeja realizar a abertura de 20-25 lojas, das quais 21 já tem localização definida e 14 das quais possuem equipes gerando demanda.