fbpx

Produto Interno Bruto do Agronegócio tem alta de 3,3%

Produto Interno Bruto do Agronegócio tem alta de 3,3%

O Produto Interno Bruto – PIB – do Agronegócio teve alta de 3,3%, de acordo com dados divulgados pela Confederação Nacional da Agricultura – CNA. A projeção se dá quando avaliado o primeiro trimestre deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado. Aliás, a alta aconteceu principalmente pelas expectativas de maior produção e também em relação ao aumento dos preços.

Sobretudo, o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), mostrou em pesquisas que de janeiro a março deste ano, houve elevações nos segmentos primário (5,85%), serviços (3,53%), agroindústria (1,41%) e insumos (0,43%).

Preços do soja voltam a subir no mercado interno

Além disso, tanto a pecuária quanto a da agricultura tiveram crescimento no acumulado do primeiro trimestre, de 6,11% e 1,91%, respectivamente. Contudo, no caso do ramo pecuário, o resultado foi impulsionado pela alta dos preços dos diversos produtos, em um efeito inercial que começou no fim de 2019. Também pela maior procura por proteínas animais no final do ano passado e no início de 2020.

Da mesma forma, o comportamento da agricultura é reflexo de preços mais elevados no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019, além das boas perspectivas para a safra atual. Quanto aos preços, destaque para café, arroz, milho, soja e trigo, além de alguns hortifrutícolas, como banana e tomate. Quanto à produção, as expectativas são muito positivas para produtos importantes no PIB, como café, soja, milho, algodão e laranja, entre outros.

*Com informações do Agrolink.

display: block

Artigos relacionados

2 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *