fbpx

Vacinação da Aftosa: 15% dos produtores compraram a vacina no RS

Vacinação da Aftosa: 15% dos produtores compraram a vacina no RS

A Vacinação da Aftosa tem feito os pecuaristas saírem da zona rural para poder comprar a vacina, mesmo em tempos de isolamento.

De acordo com dados do Sistema de Defesa Agropecuária, pelo menos 42.467 pecuaristas já efetuaram a compra. Isto é, um número que representa apenas 15% dos que precisam fazer a vacina no Rio Grande do Sul. O total é de 277.389.

Contudo, outro dado alarmante é do Censo Agropecuário do IBGE. Este, por sua vez, aponta que 25% dos agricultores gaúchos tem 65 anos ou mais, o grupo mais afetado pela disseminação do coronavírus.

Aftosa: vacinação é antecipada e deve começar na segunda quinzena de março

Ao mesmo tempo, a fiscal estadual agropecuária Beatriz Scalzilli, que é Vice Presidenta da Afagro, diz que manter a campanha de vacinação contra aftosa agora, é o mesmo que ir contra todas as orientações do Ministério da Saúde.

Ainda assim, a preocupação não é só referente àqueles que já efetuaram a compra, mas também aos que ainda não compraram a vacina. Mais de 200 mil produtores rurais devem sair de casa para a aquisição nos próximos dias.

A Afagro diz que a porcentagem pode variar em torno de 5%, e que com o atraso do lançamento de dados, podem ter sido vendidas aproximadamente 20% das vacinas, e não 15%.

Da mesma forma, os dados referem-se dos dias 16 a 23 de março. Em breve, o número deve ser atualizado.

A solicitação, enquanto a campanha se manter neste período, é de que pessoas fora do grupo de risco efetuem a compra, caso não possa ser adiada. Elas devem tomar todas as precauções necessárias quando se afastarem do isolamento e, ao retornar para a propriedade, seguir as orientações do MS para a chegada.

display: block

Artigos relacionados

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *