A vacinação da aftosa teve campanha antecipada neste ano no Rio Grande do Sul. O prazo para a vacinação se estende até o próximo dia 24 de abril. A expectativa é que sejam vacinados 12,6 milhões de animais. A contabilização das imunizações será feita somente após o dia 30 de abril, prazo máximo para apresentação de notas fiscais de compra.
De acordo com comunicado emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é importante que o produtor rural se mobilize para garantir a imunização do rebanho, seja de bovinos ou bubalinos, de todas as idades. Ainda assim, precisa seguir as recomendações para prevenir o contágio pelo Coronavírus.
Vacinação da Aftosa: 15% dos produtores compraram a vacina no RS
Aliás, para evitar aglomerações nas inspetorias, os produtores podem enviar os comprovantes de vacinação por e-mail ou até mesmo pelo WhatsApp. As listas de e-mails e telefones podem ser consultadas clicando aqui.
Entretanto, é importante lembrar que a campanha ocorre tradicionalmente em maio. O Estado definiu a antecipação para ser declarado pelo MAPA como livre de aftosa sem vacinação. A intenção é ser reconhecido internacionalmente pela Organização Mundial de Saúde Animal. Sobretudo, os estados de Santa Catarina e Paraná são os únicos que te o status sanitário de zona livre de aftosa sem vacinação.