fbpx

10 motivos para investir em um software de gestão para a sua lavoura

10 motivos para investir em um software de gestão para a sua lavoura

A evolução tecnológica está presente a cada nova safra. Produtores rurais que buscam melhores resultados devem acompanhar essa evolução também na gestão. Dessa forma, trouxemos 10 (dos muitos) benefícios que o uso de um software agregará na sua gestão rural. Confira:

  1. Segurança na tomada de decisão

Dados precisos guiam o produtor rural para o caminho da rentabilidade. Um sistema de gestão auxilia a estabelecer controles, calcular e apresentar indicadores em relatórios de fácil análise. Assim, as decisões são tomadas de forma segura.

  1. Planejamento Financeiro

Mesmo empresas eficientes podem ter problemas de fluxo de caixa. É primordial para o agricultor saber quando comercializar sua colheita e organizar suas despesas para serem pagas nas épocas favoráveis. Isso só é possível com um planejamento financeiro estruturado e facilitado.

  1. Controle de custos

Em um setor cujo preço do produto é dado pelo mercado, resta ao produtor reduzir custos para aumentar a rentabilidade. Mas como reduzir custos sem conhecê-los? Sem saber quais são os mais impactantes? Com lançamentos simples, um software calcula automaticamente os custos para você.

  1. Eficiência na gestão

Estão enganados aqueles que pensam que ele acarretará em mais trabalho. Muito pelo contrário! Vai auxiliar na eficiência da gestão, combatendo a desorganização. Em cliques, sabe-se as contas a pagar da semana, sem ter que revirar notas, agendas e outros controles. A inserção dos dados também é facilitada, como é o caso do lançamento de notas de compras sem digitação, com o auxílio da nota fiscal eletrônica.

  1. Tomada de decisão ágil e integrada

De nada adianta o controle das informações se elas se encontram dispersas e não podem ser consolidadas na hora da tomada de decisão. Diferente de agendas, anotações e até mesmo planilhas, um sistema agrega informações de mais de uma fonte e transforma em relatórios acessíveis em poucos cliques.

  1. Mensuração do risco e retorno de cada cultura

É fundamental avaliar se a compensação financeira de cada cultura é satisfatória frente ao risco incorrido, principalmente em um mercado sujeito a interferências climáticas e volatilidade de preços. As análises podem ser ainda mais aprofundadas, mensurando se os investimentos em cultivares e insumos de ponta trazem o custo-benefício prometido.

  1. Controle de estoque

O estoque representa um ativo significativo para o produtor rural. Controlá-lo possibilita informações pertinentes sobre a eficiência dos processos, como por exemplo, se foi utilizado mais insumo do que o planejado. Hoje, infelizmente, o roubo é uma grande preocupação nas propriedades, outro motivo para controlar o estoque.

  1. Segurança no armazenamento dos dados

Uma vez coletados, os dados servirão de análise por décadas. É primordial a segurança do armazenamento destas informações, evitando que todo o trabalho seja posto fora. Hoje, os servidores na nuvem são uma alternativa confiável para armazenar dados com muita segurança.

  1. Avaliação dos resultados ao longo dos anos

O software permite armazenar e avaliar os dados ano após ano, comparando momentos diferentes de comercialização, clima, preços, performance e diversos outros indicadores. Avaliar seus resultados de curto e longo prazo é fundamental!

  1. Gestão Completa

Gerir seu negócio é a arte de administrar diversas situações que acontecem paralelamente e tomar decisões que permitam alcançar os objetivos pretendidos. A missão de um bom software é auxiliar o produtor nesse processo, facilitando o caminho e criando novos recursos para uma gestão completa.

display: block

Artigos relacionados

1 Comment

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *