Por: João Luiz Martins Basso
A segunda-feira foi marcada por volumes elevados de chuva no Rio Grande do Sul. O acumulado na cidade de Cruz Alta foi de 100,2 mm entre às 9 e às 18h, de 93,1 mm em Santa Maria e 80,4 mm em Passo Fundo. A chuva foi causada pelo avanço de uma frente fria na altura da costa do estado e de instabilidades de ar superior que provocaram nuvens carregadas principalmente no norte gaúcho.
O que esperar para os próximos dias?
Entre a terça (05) e a quarta (06) há previsão de baixos acumulados de chuva, pois um sistema de alta pressão atmosférica deve influenciar o tempo no estado. Tais sistemas atuam dificultando a formação de nebulosidade e por isso a previsão é de tempo firme. Mesmo assim, como os ventos sopram de sudeste, há transporte de umidade do oceano e previsão de céu nublado a parcialmente nublado na maior parte do estado. Algumas cidades na divisa com SC podem apresentar pancadas de chuva entre a tarde e noite, mas de baixa abrangência e acumulados de até 10 mm.
Quando a chuva volta?
Na quinta-feira (07) o sistema de alta pressão se afasta para leste e deve voltar a chover. A chuva deve se concentrar no norte gaúcho à medida que instabilidades avançam do Norte da Argentina para o noroeste e norte do estado. As pancadas de chuva podem causar acumulados entre 7 e 13 mm ao longo do dia. No centro-sul do estado o céu varia de nublado a parcialmente nublado e a chance de chuva é baixa. Mesmo que ocorram períodos de chuva, deve ser fraca, pontual e sem grande impacto.
Na sexta (08) deve continuar chovendo no norte gaúcho, devido à Instabilidades de ar superior que afetam as condições meteorológicas. A chuva deve ocorrer principalmente no norte, na serra, no litoral norte e nas áreas próximas da capital. O acumulado de chuva varia entre 5 a 10 mm na faixa norte do estado e pode alcançar de 15 a 20 mm na Serra.
Na Campanha, na porção central e no sul o tempo fica nublado na maior parte do dia e há chance de chuviscos.
João Luiz Martins Basso
Meteorologista
Mestre em Ciências Atmosféricas pela USP