Por: João Luiz Martins Basso
Acumulado pode ficar elevado principalmente no centro-norte do estado
Nesta segunda (11) uma frente fria deve atuar entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, causando a formação de grandes áreas de instabilidade no Sul do país, em especial no território Gaúcho. O sistema avança de oeste para leste e causa chuva moderada a forte, com risco de raios ao longo do dia.
O acumulado entre esta segunda e a terça (12) pode se aproximar dos 80-90 mm no extremo norte Gaúcho e varia de 40 a 70 mm na porção central, na Serra, na capital e no noroeste. No Sul e na Campanha o tempo fica firme, devido à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica.
Frente fria avança e causa queda das temperaturas
Na quarta (13) a temperatura deve cair, à medida que o sistema de alta pressão na retaguarda da frente fria avança. Além da queda da temperatura, o tempo fica firme e não há previsão de chuva sobre o estado, pelo menos até o domingo (17) na maior parte do estado.
Até o final de semana temperaturas se mantém baixas. O sistema de alta pressão pode causar ventos de sudeste no litoral, na faixa leste e Serra entre o sábado (16) e o domingo (17). Com isso, a nebulosidade aumenta e pode chover fraco/chuviscar na madrugada na noite do domingo.
João Luiz Martins Basso
Meteorologista
Mestre em Ciências Atmosféricas pela USP