fbpx

A importância do uso de aditivos fungicidas e fungistáticos na nutrição animal

A importância do uso de aditivos fungicidas e fungistáticos na nutrição animal

Prevenir a contaminação dos alimentos destinados para animais de produção e domésticos com a finalidade de prolongar o shelf life e proteger contra deterioração causada por microrganismos é um dos campos de pesquisa e desenvolvimento da CFS do Brasilsubsidiária da Camlin Fine Sciences.

A multinacional, referência global em aditivos nutricionais e soluções em shelf life, acaba de colocar à disposição do mercado mais uma importante solução, o Propical. Aditivo inibidor de fungos composto por propionato de cálcio, substância que tem como finalidade a conservação da qualidade microbiológica e das propriedades nutricionais e organolépticas das rações, através de seus efeitos fungistático e fungicida, com capacidade residual.

Butolo, J. E. destaca na publicação:

“Qualidade de ingredientes na alimentação animal (2010/2ª Edição)”, que “o crescimento de fungos nos alimentos destinados aos animais de estimação pode causar a oxidação das vitaminas e lipídeos, reduzir o nível de energia do alimento e alterar o perfil de aminoácidos, ocasionando problemas metabólicos e problemas de saúde nos animais que consomem estes alimentos contaminados”.

Portanto, a prevenção é necessária através da aplicação de aditivos antifúngicos, especialmente nos alimentos que ficarão estocados por longos períodos.

Assim sendo, Propical é uma solução ideal para aplicação nos alimentos destinados aos animais de estimação, sejam rações peletizadas ou extrusadas, devido à sua maior resistência à altas temperaturas, quando comparado aos ácidos orgânicos convencionais.

Outras características do Propical para indústria petfood é seu mecanismo de ação. O seu efeito fungistático e sua liberação lenta permitem a proteção da matéria-prima por muito mais tempo. Destaque também para a facilidade de incorporação à mistura de ingredientes e menor atividade corrosiva.

Uma solução desenvolvida para garantia constante da qualidade de matérias-primas, incluindo qualidade microbiológica em função de fatores de risco, como umidade e condições de armazenamento. Destaca-se a importância da solução além do controle adequado de vetores e contaminantes.

O aditivo fungistático Propical já é uma ferramenta muito utilizada por empresas de alimentação animal de diversas partes do mundo e que agora está também à disposição das indústrias locais do Brasil.

Por Helena Bezerra – Coordenadora Técnica da CFS LAS

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *