fbpx

Cabanhas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina recebem prêmio Difusão Genética Nacional da raça Devon na Expointer

Cabanhas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina recebem prêmio Difusão Genética Nacional da raça Devon na Expointer

Atuais proprietários dos animais com melhor índice também foram reconhecidos

Cabanhas da raça Devon do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina receberam o prêmio Difusão Genética Nacional 2023, na noite desta segunda-feira (28/4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.

A distinção é um reconhecimento da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) aos criatórios proprietários do animal cujos filhos avaliados, nascidos na geração 2021, obtiveram a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

O touro Saudade Merlot Quartzo 05280, da Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel (RS), alcançou 344,6253 no índice somado dos filhos.

Contratado pela Renascer, o reprodutor atualmente pertence à Cabanha Potreiro Velho, de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga (RS).

Henrique Ribas, administrador da Saudade, relata que o animal é um daqueles touros que nasceu chamando a atenção. “Já ao sobreano, ele foi agraciado como Campeão Supremacia Genética ANC 2019 e no ano seguinte foi contratado como doador pela central de inseminação. Esse título recebido agora, pela progênie, vem acrescentar e confirmar que ele é destaque na sua geração”, comemora.

Entre as fêmeas, a vencedora foi a Fazenda Entre Rios, de Isidoro José Brancher Neto, de Joaçaba (SC), pela vaca Beta da Entre Rios 48. O exemplar teve somatório de 96,1023 e é propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC).

“Estamos constantemente buscando o melhoramento genético, selecionando animais superiores e utilizando de ferramentas como a TE e FIV. É uma grande satisfação sermos premiados novamente, nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Wanderley Berté, que recebeu a premiação pelos dois criadores catarinenses.

Para a Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB, Elizabeth Cirne-Lima, os processos de avaliação e seleção de animais registrados na ANC são extremamente importantes para a seleção animal.

“Trazem avaliação de desempenho e crescimento, é um novo olhar para além da morfologia. E os prêmios, ao destacarem criadores e expositores, trazem reconhecimento a aqueles que fazem todo esse trabalho e de seleção animal”, ressalta a dirigente.

A premiação ocorreu durante mais uma Noite do Assado 1%, em que foram servidos cortes de Carne Devon Certificada e de outras raças participantes do Promebo, produtoras de carne de qualidade. A degustação foi regada a Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS), três tipos que evidenciam o resultado final da seleção de reprodutores.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *