Atuais proprietários dos animais com melhor índice também foram reconhecidos
Cabanhas da raça Devon do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina receberam o prêmio Difusão Genética Nacional 2023, na noite desta segunda-feira (28/4), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), durante a Expointer.
A distinção é um reconhecimento da Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) aos criatórios proprietários do animal cujos filhos avaliados, nascidos na geração 2021, obtiveram a maior soma de Índice Final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).
O touro Saudade Merlot Quartzo 05280, da Cabanha Saudade, de José Carlos Assis Brasil Senna, de São Gabriel (RS), alcançou 344,6253 no índice somado dos filhos.
Contratado pela Renascer, o reprodutor atualmente pertence à Cabanha Potreiro Velho, de Cirano Vieira Marques, de São Luiz Gonzaga (RS).
Henrique Ribas, administrador da Saudade, relata que o animal é um daqueles touros que nasceu chamando a atenção. “Já ao sobreano, ele foi agraciado como Campeão Supremacia Genética ANC 2019 e no ano seguinte foi contratado como doador pela central de inseminação. Esse título recebido agora, pela progênie, vem acrescentar e confirmar que ele é destaque na sua geração”, comemora.
Entre as fêmeas, a vencedora foi a Fazenda Entre Rios, de Isidoro José Brancher Neto, de Joaçaba (SC), pela vaca Beta da Entre Rios 48. O exemplar teve somatório de 96,1023 e é propriedade da Fazenda Sonho e Realidade, de Wanderley Berté, de Água Doce (SC).
“Estamos constantemente buscando o melhoramento genético, selecionando animais superiores e utilizando de ferramentas como a TE e FIV. É uma grande satisfação sermos premiados novamente, nos mostra que estamos no caminho certo”, comemora Wanderley Berté, que recebeu a premiação pelos dois criadores catarinenses.
Para a Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB, Elizabeth Cirne-Lima, os processos de avaliação e seleção de animais registrados na ANC são extremamente importantes para a seleção animal.
“Trazem avaliação de desempenho e crescimento, é um novo olhar para além da morfologia. E os prêmios, ao destacarem criadores e expositores, trazem reconhecimento a aqueles que fazem todo esse trabalho e de seleção animal”, ressalta a dirigente.
A premiação ocorreu durante mais uma Noite do Assado 1%, em que foram servidos cortes de Carne Devon Certificada e de outras raças participantes do Promebo, produtoras de carne de qualidade. A degustação foi regada a Entrecot (Top 1% GIM), Picanha (Top 1% EP8) e Costela (Top 1% EGS), três tipos que evidenciam o resultado final da seleção de reprodutores.