POR ASSESSORIA
A partir da auditoria e certificação de organização independente, Companhia realiza a emissão de novo selo CO², que atesta mensuração e compensação de carbono ao longo da produção. Primeiro lote produzido foi exportado no dia de hoje (02).
São Paulo, maio de 2022 – A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, anuncia o seu primeiro produto certificado Carbono Neutro, já com o embarque realizado no dia de hoje (02/05), no Uruguai.
Com a inclusão do selo CO² neutral, concedido por organização independente com sistemas de certificação em mais de 100 países, a Minerva Foods pode assegurar que, em todas as etapas de desenvolvimento do produto certificado, realizou a mensuração de emissões correspondentes aos escopos 1 e 3, promovendo compensação a partir do uso de créditos de carbono. A Companhia já é carbono neutro no escopo 2 desde 2020.
Em paralelo, a Minerva Foods implementa um plano de redução de emissões em suas unidades produtivas e nas fazendas fornecedoras parceiras para mitigar continuamente as emissões originadas no processo produtivo, que precisam ser compensadas.
O novo selo poderá ser utilizado em quaisquer linhas produzidas pela Companhia, desde que sigam o mesmo racional de redução e compensação de emissões. “Este é um grande marco no trabalho que desenvolvemos rumo ao Carbono Neutro. Iniciamos a inclusão deste novo selo nas linhas produzidas no Uruguai como resultado das melhores práticas adotadas pelos pecuaristas locais no trabalho de redução de emissões de GEE. O Uruguai é também um país estratégico para nossa Companhia, com entrada em grandes mercados mundiais. Além de evidenciar mais um avanço em nossas iniciativas de descarbonização, este lançamento oferece ao mercado global uma opção de produto ainda mais sustentável”, destaca Fernando Queiroz, CEO da Minerva Foods.
Por meio do Programa Renove, criado a fim de engajar e colaborar com pecuaristas na implementação de práticas de baixa emissão de carbono, a Minerva Foods coletou informações de fazendas fornecedoras no Uruguai, que, juntas, são responsáveis por uma área de 4.500 hectares de pastagem. Foram contabilizadas informações sobre ocupação da área, atividades e sistemas de produção, raça de rebanho, taxa de estocagem, sistema de manejo, manutenção de pastagens, número médio de animais por idade, sexo e sistema de produção, consumo de combustível e eletricidade, uso de fertilizantes, entre outras informações relevantes para emissões e remoções de Gases de Efeito Estufa na cadeia produtiva.
“Com o lançamento, damos um novo passo muito importante em nosso trabalho com foco na promoção da pecuária de baixa emissão de Carbono, garantindo, com transparência, um produto com as etapas mensuradas, auditadas e certificadas, desde a fazenda até o destino. A iniciativa inclui uma ampla estratégia, que visa inserir 50% de nossos fornecedores de carne bovina no Programa Renove até 2030. Temos o entendimento de que a corrida para emissão líquida zero deve ser um esforço coletivo, desta forma, estamos envolvidos em parcerias estratégicas, com objetivo de contribuir para a redução das mudanças climáticas e impulsionar a sustentabilidade do setor, em todos os países onde atuamos”, reforça Gracie Selva, gerente de sustentabilidade da Minerva Foods.
Com os resultados obtidos a partir da mensuração, a Minerva Foods, por meio da MyCarbon, sua subsidiária voltada ao desenvolvimento e comercialização de crédito de carbono, realizou a compra dos créditos de carbono conforme volume necessário para compensar as emissões geradas durante todo o processo produtivo do lote da carne bovina, considerando a produção no campo, transporte e indústria.
Pegada de Carbono e Fazendas Participantes
As cinco fazendas, responsáveis pela produção dos primeiros lotes que originaram os produtos com a certificação carbono neutro, tiveram suas respectivas pegadas de carbono certificadas a partir do selo “Mensurando Carbono”, emitido pela mesma organização independente.