A sexta-feira, 17 de maio, começou movimentada no Parque de Exposições de Cruz Alta. A XV Fenatrigo promoveu o 1º Concurso Zootécnico de Borregas, organizada pela Unicruz. O evento é voltado a produtores comerciais, com o objetivo de fomentar a ovinocultura na região e, principalmente oportunizar aos produtores que possuem animais com padrão racial definido, mas que não são de cabanhas.
O concurso é por trios de borregas, especificadas por raças como: texel e corriedale, reunindo ovinocultores de cidades da região e, possui como critérios de avaliação, a morfologia e o padrão de uniformidade, sendo escolhido um trio campeão de cada raça.
“Parabenizamos as propriedades campeãs e a área de produção animal da Unicruz que organizou este primeiro concurso de borregas e, que deste momento em diante, seja um incentivo aos produtores e aos acadêmicos de medicina veterinária a fim de dar continuidade ao fomento da produção de carne e lã a campo”, destaca o Presidente da Associação de Criadores de Ovinos Naturalmente Coloridos – ABCONC, e jurado do 1º Concurso Zootécnico de Borregas, Ramiro Cerutti.
Após a avaliação, os resultados são os seguintes:
Raça Texel: Trio Grande Campeão – Fazenda do Rancho de São Martinho da Serra;
Trio Reservado Campeão – Fazenda do Rancho de São Martinho da Serra;
Raça Corriedale: Trio Grande Campeão – Área de Produção Animal da Unicruz;
Trio Reservado e Melhor Velo – Estância Mumbuca de Cruz Alta;
Raça Corriedale – NC: Trio Grande Campeão e Melhor Velo – Theodoro Scheneider de Cruz Alta;
Trio Reservado Campeão: Adriano Lovato – Agropecuária Lovato de Sete de Setembro.