POR ASSESSORIA
Educação técnica, gestão, qualidade e bem-estar animal impulsionam o nível de fazendas brasileiras e a continuidade da atividade para as próximas gerações
São Paulo, junho de 2022 – Celebrado em 1º de junho, o Dia do Internacional do Leite chama a atenção para a qualidade dos produtos lácteos e para o desenvolvimento da pecuária leiteira. Para agricultores, pecuaristas e outros profissionais que atuam no campo, um dos principais desafios do momento está relacionado ao desenvolvimento e promoção de modelos de produção que sejam competitivos, eficientes e sustentáveis economicamente e ambientalmente. Dessa forma, trabalhadores rurais têm encontrado, em iniciativas de capacitação, caminhos para se atualizarem e acompanharem os principais avanços tecnológicos e tendências, que transformam rapidamente o setor.
Capacitações são consideradas alternativas acessíveis e essenciais para melhorar a atividade pecuária, e esses recursos vêm ganhando espaço entre os produtores por promoverem ferramentas e conhecimentos que tornam os negócios mais rentáveis e ambientalmente sustentáveis. A Danone é uma das empresas que lidera treinamentos na indústria de alimentos e bebidas no Brasil por meio de programas de capacitação em gestão, agricultura regenerativa, qualidade do leite, boas práticas, desenvolvimento de liderança e modelos de produção Lean, gerando uma série de atualizações técnicas para seus produtores rurais parceiros.
“Contamos com projetos que proporcionam treinamentos, assistência técnica e formação aos nossos parceiros produtores. Além disso, criamos um programa de avaliação estratégico e desafiador para que os produtores melhorem cada vez mais suas atividades. Com isso conseguimos definir como atuar individualmente e ajudar nossos produtores a alcançarem níveis de excelência em agricultura regenerativa, bem-estar animal, gestão e qualidade”, afirma Henrique Borges, diretor de Compras de Leite da Danone Brasil.
Hoje, cerca de 160 fazendas e aproximadamente 800 trabalhadores rurais participam dos programas de capacitação da empresa. A iniciativa mais antiga, iniciada em 2005 em parceria com o Sebrae, comprova o impacto da educação técnica nos negócios. Nomeado “Educampo”, o projeto oferece assistência especializada para que os produtores possam gerir seus recursos com mais eficiência e tornem o negócio mais atrativo para as futuras gerações. Sete das fazendas participantes do programa estão classificadas entre as cem mais eficientes do Brasil de acordo com o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), idealizado junto ao portal Milkpoint. Dados do programa ainda apontam que, após a capacitação, a margem líquida financeira dos produtores cresceu, em média, 220% e a produção de leite por área (litros/hectare/ano), em 46%. Para garantir a melhoria contínua das fazendas envolvidas, profissionais técnicos agrônomos, veterinários ou zootecnistas visitam as propriedades mensalmente.
Este ano, para ampliar a capacitação em gestão da atividade leiteira, a Danone está promovendo a iniciativa “Agro+Lean: Master Dairy Administration”, em parceria com a Clínica do Leite, organização sem fins lucrativos que realiza análises de leite. O programa, de duração semestral, se destaca pelas aulas sobre organização do negócio e eliminação de desperdícios. Na prática, as fazendas se tornam mais rentáveis do ponto de vista econômico para que se perpetuem e tenham sucessão, gerando menos impacto para o planeta.
Conteúdo recente: Software de gestão possibilita aplicação localizada e em taxa variável de insumos. Saiba mais
“Quando o produtor aprende a gerir seu negócio em todas as esferas, passa a ter um maior controle sobre seus resultados e uma visão melhor de onde pode chegar. Esse apoio e acompanhamento especializados são fundamentais para combater o abandono da atividade e motivar as próximas gerações a embarcarem nessa jornada conosco”, conclui Borges.
Sobre a Danone
A Danone é uma empresa multinacional líder em alimentos e bebidas, com base em categorias voltadas para a saúde e de rápido crescimento: produtos lácteos, base vegetal, águas e nutrição especializada. Com sua visão ‘One Planet. One Health’, a qual considera que a saúde das pessoas e do planeta estão interconectadas, a Danone tem como objetivo inspirar práticas de comer e beber mais saudáveis e sustentáveis. Para acelerar essa revolução alimentar e criar um valor superior, sustentável e lucrativo para todos os seus stakeholders, a Danone definiu nove Objetivos para o 2030 e abriu o caminho como a 1ª empresa com ações listadas na bolsa de valores (Euronext Paris) a adotar o status de “Empresa orientada à Missão”. Com o objetivo de levar a saúde por meio da alimentação para o maior número de pessoas possível, e os correspondentes objetivos sociais e ambientais estabelecidos em seus estatutos, a Danone compromete-se a operar de maneira eficiente, responsável e inclusiva, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Em 2021, a subsidiária Danone Brasil se tornou a primeira grande indústria alimentícia a obter a certificação de Empresa B no país. Com a conquista da certificação aqui no Brasil, o Grupo Danone, que tem mais de 100.000 funcionários e produtos vendidos em mais de 120 mercados, agora possui metade do seu faturamento global proveniente de negócios com a certificação B Corp. O objetivo é que as 130 subsidiárias conquistem a certificação B até 2030. A Danone é parte dos principais índices de sustentabilidade, incluindo os administrados pela Vigeo Eiris e Sustainalytics, bem como o Índice de Sustentabilidade Ethibel, o MSCI ESG Indexes, FTSE4Good Index Series, Bloomberg Gender Equality Index e Access to Nutrition Index. No Brasil o portfólio é composto por marcas de sucesso como Activia, Danoninho, Danone, Bonafont, Souvenaid, Milnutri, FortiFit e Nutridrink, entre outras. Saiba mais