A Vetoquinol Saúde Animal está promovendo no Rio Grande do Sul e em todo o país uma série de eventos voltados à conscientização dos pecuaristas sobre o controle de infestações da mosca-dos-chifres (Haematobia irritans) em rebanhos bovinos.
“Trata-se de uma jornada técnica que leva informações e conhecimento aos produtores sobre modernas tecnologias para controlar a mosca – que voltou com tudo nesse início de primavera e o retorno das chuvas”, explica Felipe Pivoto, coordenador da Jornada Fiprotag® 210 no Rio Grande do Sul.
O Rio Grande do Sul é extremamente relevante na pecuária brasileira e o objetivo central da Jornada® Fiprotag 210 é destacar uma importante solução para controlar as infestações desse ectoparasita que causa US$ 3 bilhões em prejuízos anuais à pecuária brasileira.
“O Rio Grande do Sul possui o oitavo maior rebanho do país, com quase 12 milhões de animais. Por isso, é vital a atenção à sanidade do rebanho”, assinala Pivoto.
O prejuízo causado pelo inseto é explicado por sua ação. Apenas uma mosca pode picar o mesmo animal cerca de 40 vezes em um único dia.
“Imagine o desconforto para os bovinos. Em 210 dias, o gado pode deixar de ganhar 15 quilos se comparado ao plantel protegido”, completa o coordenador da Vetoquinol.
A Jornada Fiprotag® 210 é promovida pela Vetoquinol e passa pelas cinco regiões do país levando informação de qualidade sobre o combate à mosca-dos-chifres. Com projeção para mapear 2 milhões de cabeças de gado, de aproximadamente 1.500 pecuaristas, em mais de 60 eventos, a iniciativa visita 16 estados no Brasil.
Felipe Pivoto entende que a falta de conhecimento é a principal causadora dos prejuízos à pecuária em todo o país.
“Muitos pecuaristas não investem porque simplesmente não conhecem essa moderna tecnologia de proteção do gado. É missão da Vetoquinol colaborar com o desenvolvimento da atividade. A Jornada Fiprotag®210 nasceu com esse objetivo”, finaliza.
Sobre a Vetoquinol Saúde Animal
A Vetoquinol Saúde Animal está entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Em 2022, o faturamento global foi de € 540 milhões. Com expertise global conquistada ao longo de 90 anos de atuação, a empresa também cresce no Brasil, onde expande suas atividades desde 2011. Grupo independente, a Vetoquinol projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos destinados à produção animal (bovinos e suínos), animais de companhia (cães e gatos) e equinos. Desde sua fundação, em 1933, na França, combina inovação com diversificação geográfica.
O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de soluções associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a brasileira Clarion Biociências, incorporada em 2019.
No Brasil, a Vetoquinol tem sede administrativa em São Paulo (SP) e planta fabril em Aparecida de Goiânia (GO), atendendo todo o território nacional. Em termos globais, gera mais de 2,5 mil empregos.