A era é da Agricultura de Precisão: a Prima Rica da Agricultura Digital
Estamos diante de uma das maiores revoluções tecnológicas da história do agro, onde daqui a 30 anos será comparada com a Revolução Verde (1960), a Adoção do Sistema Plantio Direto (década de 90) e o advento dos Transgênicos (2000).
A revolução digital na Agricultura iniciou com a Agricultura de Precisão (AP), amplia-se agora para um conceito denominado AGRICULTURA DIGITAL, pois além de georreferenciar e armazenar dados agrícolas em websistemas interligados, os mesmos devem processá-las em novas informações, de ALTO VALOR AGREGADO, e rapidamente disponibilizá-las para tomada de decisões precisas e eficientes.
A promessa é de aumentar a produtividade agrícola e, ao mesmo tempo, diminuir o uso de água e de fertilizantes, evitando desperdícios. Muitos ainda acreditavam que a AP era algo avançado, uma perfumaria. Não a compreendiam como um insumo básico da fazenda.
No entanto, agora, com o reforço de novas tecnologias e a inserção do conceito de Agricultura Digital, a Agricultura de Precisão avança a passos firmes rumo a uma adoção em larga escala.
Ter o desenvolvimento de um Projeto de AP não é mais raro e está diretamente associado ao sucesso das propriedades. Escolhido por 10 campeões entre os 10 campeões do Desafio da Máxima Produtividade do CESB ([1]).
A linha mestre de trabalho está na busca do controle de DADOS espaciais e temporais das propriedades, principalmente quanto à gestão dos teores de fertilidade dos solos. A AP passa por um novo momento de retomada de crescimento, com uma técnica mais apurada, sendo considerada precisa, rentável e segura. Assim, não só sua adoção tem crescido como também há um aumento do valor agregado.
A Agricultura de Precisão foi a primeira grande “plataforma” de informação a ser adotada da Era Digital. Fácil de ser manipulada, de alto impacto e que serve de suporte para outras grandes plataformas digitais paralelas como de máquinas, de manejo e de gestão financeira. Com taxas de retorno entre 4 a 10 vezes o valor investido, principalmente, quando a técnica influencia o uso da semente a taxa variável, é tecnologia presente ainda em menos de 5% dos projetos.
Após mais de 20 anos de desenvolvimento, a técnica de Agricultura de Precisão hoje tem sido reconhecida como a Prima Rica da Agricultura Digital dentro do movimento de digitalização da agricultura e capaz de prover o aumento de produtividade tão esperado pelo agricultor.
Dr. Alan Acosta – CEO da Drakkar Agricultura de Precisão
[1] COMITÊ ESTRATÉGICO SOJA BRASIL – CESB, maior concurso de produtividade de soja do Brasil. SOJA, quebrando recordes. CESB — 10 Anos de Máxima Produtividade, pg. 84, 2018.
1 Comment