A palestra de novembro promovida pela Searca – Sociedade dos Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta trouxe o doutor em agronomia e assessor técnico do SINDAG, Henrique Campos, que abordou a aplicação aérea na produção agrícola.
De acordo com o palestrante, a manutenção da produtividade e da rentabilidade no agronegócio é considerada extremamente dependente da Aviação Agrícola. Sendo assim, para manter a segurança nacional da produção de alimentos é necessário que se utilize deste instrumento considerado atemporal e fundamental.
Contudo, mesmo com o auxílio da tecnologia, os ajustes corretos ainda são necessários para que essa modalidade de pulverização aérea seja cada vez melhor. Ainda assim é preciso obedecer aos mais diversos critérios, observando o que é seguro e importante dentro dessa tendência de evolução.
Por outro lado, Campos ressalta que é propício o fortalecimento do setor através do conhecimento do que se pode ou não fazer dentro da aviação agrícola, junto dos formatos dentro do campo em que ela deve ser utilizada.
Aumente a produtividade nas lavouras através da pulverização aérea
“Como qualquer outra ferramenta utilizada no tratamento fitossanitário, já que hoje temos a pulverização aérea, terrestre, entre outras modalidades e equipamentos, sempre são necessários ajustes, e a tecnologia vem para criar maneiras de fazê-los”, destaca o Dr. Henrique Campos.
Por outro lado, o Vice-Presidente da SEARCA, Rodrigo Rossato, entende que a aviação cresceu muito na região, principalmente nas áreas de soja e milho. Além disso, salienta que a palestra foi um momento de esclarecer as dúvidas que se tem no campo. Na sequência, Rodrigo comenta ainda que esta é um mecanismo extremamente seguro, e que pode ser utilizado na agricultura da melhor forma possível.
O tema da Aplicação Aérea faz parte da programação de palestras durante o ano que são escolhidas pelos próprios associados da SEARCA.
Saiba mais sobre Henrique Campos
Henrique é engenheiro agrônomo, mestre e doutor em Agronomia. Atualmente, atua como assessor técnico na área de tecnologia de aplicação e colunista do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (SINDAG). Além disso é diretor das empresas Sabri Sabedoria Agrícola e DoPro BeSafe; Campos ainda é membro atuante da organização Nuffield International (Australia/Brasil); atua como pesquisador e consultor na área de Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários.