fbpx

John Deere leva ecossistema conectado e tecnológico à Agrishow 2022

John Deere leva ecossistema conectado e tecnológico à Agrishow 2022

POR ASSESSORIA

Empresa apresenta conceitos e ativações focados na experiência dos visitantes e na conexão entre todas as suas áreas de atuação

A John Deere, líder mundial no fornecimento de equipamentos e soluções tecnológicas para agricultura, construção e silvicultura, apresenta na Agrishow 2022, maior feira de tecnologia agrícola do Brasil — realizada em Ribeirão Preto (SP) –, ativações que focam no conceito de ecossistema conectado da companhia, com tecnologia como ponto-chave do estande.

Após dois anos sem a realização presencial da Agrishow, a empresa volta ao evento em grande estilo e oferece aos visitantes um espaço inovador, com 6.420 m², repleto de soluções e informações sobre produtos e serviços da John Deere — sempre de uma maneira interativa e altamente sensorial. O espaço montado pela companhia também chama atenção por ser carbono-neutro, ou seja, tem suas emissões de carbono zeradas ou neutralizadas.

“A Agrishow é uma excelente oportunidade de mostrar o portfólio conectado da John Deere, que permite que os produtores usem a máquina certa, no momento certo e no lugar certo. Seja na divisão Agrícola, Construção ou Florestal, todos os equipamentos possuem tecnologia de ponta e conseguem se integrar no ecossistema conectado da companhia para auxiliar na lavoura ou no canteiro de obras, e é isso que queremos expor”, destaca Marcelo Lopes, diretor de Vendas da John Deere Brasil.

Ecossistema John Deere

O estande destaca aos visitantes o ecossistema conectado da empresa, e para ilustrar esse conceito, o espaço destaca visualmente uma nuvem ao sinal do infinito, e em todas as etapas de produção: preparo do solo, plantio, trato cultural, colheita, tecnologia, conectividade, conhecimento e pós-vendas. “Temos, por toda a extensão do estande, evidências sensoriais de como a John Deere está apostando na conexão entre suas áreas e em todo o ciclo de produção, além do mais importante: entre pessoas”, completa o diretor.

Se você não vai ao estande, a John Deere vai até você

A interação começa na palma das mãos dos visitantes, estejam ou não em Ribeirão Preto. O estande da John Deere está totalmente disponível pelo aplicativo Conecta, em um tour virtual no estilo “street view”. Com ele, pessoas de todo o Brasil podem conhecer o espaço da John Deere na Agrishow remotamente e acessar os conteúdos e materiais apresentados no evento. Além disso, os concessionários da John Deere estão todos ambientados e com a comunicação visual da John Deere na Agrishow.

Experiência John Deere

Os visitantes presenciais terão uma jornada 100% imersiva pela história do agro, transportando-os para o futuro e ressaltando a importância das pessoas para a John Deere. Os convidados terão a sensação de caminhar vivenciando a transformação do hoje e passam por experiências como escaneamento, reconhecimento facial e outros fatores tecnológicos. São permitidos de seis a oito visitantes por vez na atração, e o conteúdo está disponível em português ou espanhol.

“A experiência é extremamente sensorial e prova que o futuro é agora, é o que já vivemos. Isso reflete diretamente na nossa participação na Agrishow, demonstrando as soluções que desenvolvemos de maneira assertiva e educativa”, comenta Lopes.

Conexão em led

Para ilustrar melhor aos visitantes seu ecossistema conectado, a empresa conta com uma estrutura iluminada que se estende por todo o teto do estande, seguindo o formato do símbolo de conexão em nuvem. Trata-se de um “cluster”, uma malha flexível de led, suspensa e leve, que garante visibilidade personalizada em todo o perímetro do espaço. São integrados constantemente conteúdos audiovisuais e iluminação de forma sequencial, permitindo cores e o desenho de movimentos específicos para as luzes, evidenciando a conexão e troca rápida de informações entre cada equipamento, concessionários e o Centro de Soluções Conectadas (CSC).

Máquinas e equipamentos

Quem visitar a feira — presencial ou virtualmente — poderá conhecer novos produtos e conceitos que estão sendo desenvolvidos pela John Deere, como é o caso do trator 9R, o maior já produzido pela companhia e que estará exposto no evento. Com tecnologia de ponta, o foco dessa máquina é o alto rendimento para grandes propriedades.

Também serão introduzidos conceitualmente a colheitadeira X9, capaz de captar 100 toneladas por hora com margem de perda de apenas 1% e de colher até 182 toneladas de milho por hora; e o See & Spray, tecnologia que usa o machine learning e a visão computacional para identificar a presença de ervas daninhas e aplicar defensivo especificamente nas áreas necessárias, com a quantidade e o direcionamento corretos.

Campo Conectado

A parceria entre John Deere e Claro, firmada no final de 2020, também está representada no estande, com a companhia de telecomunicações fornecendo cobertura 4,5G para as instalações, ativações e visitantes. As empresas colaboram para levar efetivamente a conectividade e a agricultura 5.0 ao campo brasileiro a partir de um modelo inédito, chamado Campo Conectado, no qual o produtor não precisa fazer investimentos próprios em infraestrutura de telecomunicações. Já são cerca de 200 mil hectares conectados por conta da colaboração, com outros 1,5 milhão em projeto de instalação e 6 milhões prospectados. “Com a cobertura no campo, as operações ficam mais inteligentes, aumentando a eficiência, melhorando a competitividade e a sustentabilidade da produção, além de abrir portas para outros usos, como telemedicina e educação a distância”, destaca o diretor.

Conheça nossas fábricas

Visitantes de todo o Brasil e de outros países podem utilizar a tecnologia de realidade aumentada para realizar tours pelas principais unidades da John Deere no País. É possível, com óculos de realidade virtual, conhecer as fábricas de Montenegro (RS), uma das mais modernas fábricas da John Deere e a primeira fora dos Estados Unidos a produzir os famosos tratores 8R; Catalão (GO), produtora de colhedoras de cana e pulverizadores; Horizontina (RS), a primeira fábrica da John Deere no Brasil, referência mundial na produção de colheitadeiras de grãos e plantadeiras; o Centro de Distribuição de Peças, em Campinas (SP), um dos maiores centros de distribuição da América do Sul, com 75 mil m²; e a Fábrica de Construção, em Indaiatuba (SP), que produz retroescavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira, motoniveladoras e escavadeiras hidráulicas para Construção e Florestal. Os tours estão disponíveis tanto em português quanto em espanhol.

Painel 3D

Seguindo a linha inovadora e tecnológica do espaço da companhia, a John Deere instalou um enorme painel 3D no estande para apresentar conceitos, como a colheitadeira X9 e o trator 8R autônomo. Pela primeira vez no Brasil, a tecnologia consiste em uma tela “em esquina”, como as que viralizaram nos Estados Unidos e na China, que utiliza o ângulo de 90° para integrar a imagem ao ambiente e causar a sensação de tridimensionalidade.

Totens touchless

Quatro telões de led apresentam ao público, por meio de animações, as novas soluções do pulverizador M4000 MY23. Eles são ativados com sensores de aproximação, o que permite que os visitantes tenham acesso a todas as informações simplesmente deslizando as mãos sobre cada um dos totens, em uma experiência futurista.

Raio-X interativo

Um telão de led, posicionado sobre um trilho, pode ser arrastado pelos visitantes para a esquerda ou para a direita. À medida que a tela se move lateralmente, a imagem exposta muda e revela um raio-X do funcionamento do sistema ExactApply, que garante o controle inteligente de pontas e permite que produtores otimizem a produtividade com maior faixa de velocidade de pulverização.

Holograma

Para demonstrar a facilidade da operação do novo Receptor StarFire 7000, a John Deere montou uma ação com realidade aumentada para que os visitantes interajam e conheçam a novidade. Toda a ação é feita por meio de tablets dispostos ao redor de uma mesa, e imagens holográficas são geradas sobre a superfície para evidenciar o serviço e apresentar a solução ao público.

Pós-vendas

Os visitantes da Agrishow ainda podem conhecer mais sobre o Operations Center, ferramenta que fornece acesso ao vivo a dados e métricas. No caso de qualquer anomalia na qualidade do trabalho ou problemas na saúde da máquina, os agricultores serão notificados remotamente e podem fazer ajustes para otimizar o desempenho da operação. No estande, é possível tirar dúvidas com especialistas e ver o funcionamento da tecnologia de perto, em tempo real. Também está disponível para demonstração no estande o projeto Instant Expertise Everywhere, que permite que produtores usem óculos de realidade virtual (Smart Glasses) para se conectar com especialistas técnicos em qualquer lugar do mundo, visando à otimização da manutenção — inclusive preventiva — das máquinas.

Seja para conhecer as novas máquinas ou para entender como a tecnologia por trás de uma ferramenta funciona de forma didática, a John Deere alcança todos os públicos com seu estande na Agrishow, com um foco nunca visto em tecnologia e interação.

A Agrishow acontece de 25 a 29 de abril, em Ribeirão Preto (SP), das 8h às 18h.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *