fbpx

Startup do agronegócio melhora processo de informação e tomada de decisão no campo

Startup do agronegócio melhora processo de informação e tomada de decisão no campo

O AgroApp anuncia nova versão de um aplicativo único no Brasil, que reúne em uma única plataforma todas as informações e ferramentas necessárias para o produtor rural.

Frequentemente profissionais do campo se deparam com surpresas nas lavouras como pragas, doenças e plantas daninhas, que exigem mudanças imediatas na estratégia de manejo. Para que o controle seja eficiente, é preciso identificar com agilidade o problema, aprofundar-se em informações acerca do comportamento e, decidir quais produtos são mais eficientes para combater a invasora.

Mas onde buscar essas e outras informações? O conteúdo disponível na internet está disperso, muitas das vezes não é confiável e demanda sempre que o usuário esteja online e com boa conexão, o que infelizmente não é a realidade mais habitual em campo. Pensando nesta demanda, o AgroApp se apresenta como um agregador de informações confiáveis e ferramentas práticas para contribuir com o dia a dia de produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes das áreas agrícolas. De forma simples e intuitiva, tudo está no celular e com a possibilidade de interação entre seus usuários.

Com conhecimento da realidade de quem está no campo, o engenheiro agrônomo Murilo de Freitas Iossi e o produtor rural Fernando Rossi lançaram o AgroApp em janeiro de 2020, disponibilizando informações e ferramentas relativas às culturas da soja e milho, inicialmente.

Com o tempo a ferramenta foi aprimorada com mais informações agronômicas, recursos e novas culturas. Hoje o aplicativo conta com informações completas sobre 14 culturas de grande relevância, com conteúdo próprio, completo e de qualidade. Além disso, tem o cadastro sempre atualizado de todos os defensivos com registro ativo no Brasil. Somados, já são mais de 20 mil downloads, ajudando milhares de produtores rurais e profissionais do agro em suas tarefas diárias.

As informações podem ser filtradas de acordo com a conveniência do usuário e são dispostas de forma dinâmica a fim de facilitar a tomada de decisão em campo. Ao se identificar uma praga, por exemplo, o aplicativo automaticamente já recomenda os principais defensivos para combatê-la, dispondo em primeiro lugar na lista os produtos melhores avaliados entre seus usuários.

O objetivo é levar informação técnica e precisa. “Criamos e investimos no aplicativo porque não tínhamos acesso à informação concisa e organizada na palma da mão, nos momentos que mais precisávamos, no campo”, afirma Murilo Iossi. engenheiro agrônomo, responsável pela equipe de curadoria e checagem das informações.

O AgroApp passou a ser um aplicativo essencial nos celulares dos profissionais do campo. “O AgroApp reúne todas as ferramentas necessárias para o acompanhamento da lavoura, desde identificação de pragas e doenças e os respectivos defensivos para combatê-las, até calculadoras agronômicas e, em breve, o oferecimento de contratos e outros serviços”, conta Fernando Rossi.

Recentemente, o AgroApp passou a contar com a expertise de Braz Peres Neto, gestor de um fundo de investimentos com foco em análises computacionais sistemáticas e quantitativas, agregando ao time seu conhecimento de tecnologia ao mundo do campo. Segundo Braz, os pilares da iniciativa do AgroApp são: democratização da informação, responsabilidade, respeito ao conhecimento técnico, senso de comunidade e apoio aos profissionais do campo.

Comunidade

Além da diversidade de conteúdos e ferramentas, outro grande diferencial é a interação entre os usuários ao se cadastrar. De forma rápida e dinâmica os usuários conseguem enviar – e sanar – dúvidas, avaliar produtos e compartilhar dicas. “A troca de experiências entre os usuários e a interação com a equipe técnica são o complemento que deixa o aplicativo ainda mais dinâmico”, explica Rossi, lembrando que a comunidade do AgroApp é uma ferramenta poderosa para pequenos e médios produtores rurais. Além da troca de informações entre os usuários, o aplicativo conta com uma equipe técnica dedicada de agrônomos para sanar problemas reais identificados em campo e enviados por produtores rurais e profissionais agrícolas.

AgroApp

O AgroApp é uma startup focada em oferecer informações e soluções de qualidade a produtores rurais, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas e estudantes das áreas agrícolas, contribuindo assim para dominarem seus negócios, usando a tecnologia aplicada em uma ferramenta do mundo digital e na palma da mão.

O objetivo é disponibilizar uma base com informações dinâmicas e interconectada sobre as principais culturas, como cana-de-açúcar, café, citros, feijão, milho, soja, sorgo, pastagens, girassol, algodão, arroz e trigo, além de pragas, doenças, variedades e híbridos, defensivos, deficiências nutricionais, estádios fenológicos e fertilizantes.

O aplicativo também possui um acervo de máquinas e implementos agrícolas, insumos, plantas daninhas, fertilizantes, tabelas e conversões, além de uma área de notícias e de cotações, relevantes e sempre atualizadas.

Além disso, conta com uma infinidade de filtros para pesquisa, alertas de preço alvo das cotações para produtores rurais, e uma série de recursos em desenvolvimento que em breve estarão disponíveis para os usuários e continuarão cumprindo a missão de facilitar a vida do produtor rural e o profissional do campo, agregando em uma ferramenta só todos os recursos que ele precisa ter à mão para suas tomadas de decisão.

O aplicativo em números:

2.356 defensivos

216 doenças

202 pragas

106 deficiências nutricionais

1.470 variedades

702 máquinas e implementos

47 plantas daninhas

16 fertilizantes/adubos

Conheça os sócios do AgroApp

  • Murilo de Freitas Iossi é sócio-diretor da Agrotécnica Assessoria Agronômica, atuante nos segmentos de assessoria, consultoria agronômica e agricultura de precisão. É graduado em Engenharia Agronômica pela Esalq/USP.
  • Fernando Rossi de Oliveira é produtor rural e sócio-diretor da Agrobarra desde 2015, sediada no sul de Goiás, com foco em agricultura irrigada e confinamento. É presidente da Comissão de Irrigantes do Sindicato Rural de Joviânia (GO) e membro da Liga do Araguaia. É graduado em Direito pela USP.
  • Braz Peres Neto é sócio da Agropecuária Sucuri, grupo de fazendas de melhoramento genético da raça Nelore, e sócio fundador da Planalto Capital, gestora de fundos de investimentos com foco em uso intensivo de tecnologia e em estratégias sistemáticas/quantitativas. Também é presidente da Liga do Araguaia e diretor da CIA de Melhoramento. É graduado em Direito pela USP.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *