fbpx

Oportunidades digitais auxiliam no aceleramento do Agronegócio

Oportunidades digitais auxiliam no aceleramento do Agronegócio

As oportunidades no ambiente digital têm desempenhado um papel transformador no cenário do agronegócio, impulsionando produtividade, sustentabilidade e a rentabilidade do setor. O principal diferencial em relação às mídias off-line reside na capacidade de inovação, eficiência e geração de dados que o on-line fornece. 

A conectividade digital está encurtando as distâncias entre agricultores e stakeholders, proporcionando acesso a informações estratégicas de maneira sem precedentes. O uso do WhatsApp em substituição ao telefone é um exemplo tangível dessa mudança, evidenciando a preferência por interações mais seletivas e informadas. Além disso, a presença crescente da nova geração no setor, com seu envolvimento nas redes sociais, está influenciando a forma como as decisões são tomadas.

Uma das principais vantagens oferecidas por este universo é o leque de possibilidades nas formas de comércio, como plataformas de venda direta ao consumidor e marketplaces agrícolas. A troca ágil e abrangente de informações sobre produtos, técnicas agrícolas e tendências de mercado, destacam-se como um aspecto essencial dessa evolução.

“A jornada do produtor no ambiente digital passa por algumas etapas: tomar conhecimento de produtos e tecnologias, pesquisa e busca por informações, comparativos técnicos entre competidores e só então, a solicitação de cotação. Nesse contexto, o marketplace se torna crucial para fornecer informações relevantes e facilitar a tomada de decisões”, afirma Patrícia Fernandes Leitão, gerente comercial da Agrofy, plataforma de soluções digitais do agronegócio.

O digital também se apresenta como uma solução eficaz com investimentos mais acessíveis em comparação ao off-line. A capacidade de pesquisa on-line e a troca ágil de informações permite que as empresas realizem transações, cataloguem seus portfólios de maneira segura, quebrem barreiras geográficas de comunicação e gerem dados relevantes do comportamento digital de seu público para pautar suas decisões estratégicas de relacionamento e produto.

“Essas transformações destacam como as oportunidades no ambiente digital estão impulsionando positivamente o agronegócio, promovendo práticas mais eficientes, inovadoras e alinhadas aos desafios e demandas contemporâneas”, pontua Patrícia.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *