Fungos, bactérias e vírus são fundamentais para a qualidade, manutenção e reconstrução do solo na agricultura.
Quando se fala em qualidade do solo, principalmente na agricultura, a microbiota (conjunto de microrganismos que vive no solo, como fungos, bactérias e vírus), é um fator determinante, pois é ela que influencia na manutenção da biodiversidade, na participação da ciclagem de nutrientes e na produção vegetal de forma indireta e direta, por meio do estabelecimento de associação com as plantas.
Em conjunto com a biota total e com a vegetação superior, constituem 1 dos 5 fatores que integram o solo, sendo os outros 4: o clima, a topografia, o material parental e o tempo. Logo, o acúmulo de matéria orgânica no solo sofre grande influência da temperatura e da disponibilidade de oxigênio. Em climas mais frios, ela se degrada, tendendo a formar o solo.
Importância na agricultura
Nas lavouras, de maneira geral, a matéria orgânica do solo influencia nos atributos físicos, químicos e biológicos, com reflexo na estabilidade e produtividade dos ecossistemas da agricultura. Os microrganismos, por sua vez, são responsáveis pelos processos de mineralização, pois representam uma quantidade considerável de nutrientes potencialmente disponíveis para as plantas.
“Nos ecossistemas onde não há interferência humana, ou seja, quando funciona de forma natural, a microbiota encontra-se em equilíbrio com o solo, mantendo sua biodiversidade. Já em situações onde há intervenção nesse ambiente, ocorrem mudanças que nem sempre são benéficas”, ressalta o engenheiro agrônomo da Plant Defender, Rafael Vieira.
Ainda de acordo com o especialista, a alteração ou diminuição da microbiota prejudica a fixação temporária dos nutrientes, incrementando suas perdas e resultando no empobrecimento do solo.
“Os diferentes sistemas de manejos adotados nos cultivos agrícolas têm grande influência sobre seus estoques, pois podem diminuir, manter ou aumentar em relação à vegetação nativa”, explica.
Por isso, para melhorar a qualidade do solo dos sistemas de plantio quando ocorrem as alterações do solo, existem produtos que auxiliam na sua recuperação, pois fornecem os nutrientes necessários para a germinação das plantas, produção de folhas, sementes e frutos.
“No portfólio da Plant Defender existem produtos que agem diretamente no processo metabólico das plantas mesmo em momentos de estresse e outros que atuam diretamente no processo de reconstrução do solo, todos elaborados para que o produtor tenha maior produtividade nas culturas, maior rentabilidade e o menor número possível de perdas”, destaca Vieira.
1 Comment