É preciso que os produtores redobrem a atenção no quesito da gestão. Principalmente, no controle de custo e tomada de decisão de vendas futuras.
Com a proximidade do período de produção da safra de soja, e grandes oscilações do mercado econômico – em especial do dólar, bem como o preço pago pela saca – é preciso que os produtores redobrem a atenção no quesito da gestão, principalmente no controle de custo e tomada de decisão de vendas futuras.
Cada vez mais é preciso ter informações precisas com relação às atividades agrícolas, como qualidade/bem-estar do solo, produção/produtividade e custos/lucratividade, mapas e informações climáticas, preços pagos pelo produto e noções básicas sobre demanda e oferta.
Inegavelmente, em um primeiro momento pode parecer complexo buscar cercear-se de todas essas informações para realizar a atividade agrícola.
Da mesma forma, elas apenas retratam a complexidade e as interações que as mesmas possuem e sofrem frente ao meio que estão inseridas.
Não há como tomar decisões assertivas sem uma boa base de informação. Por isso ressalto a importância de que cada vez mais o produtor rural precisa fazer o seu dever de casa.
Gestão da fazenda na era digital
De tal forma que é necessário calcular seus reais custos de produção, projetar cenários e traçar metas de produtividade e lucratividade. Principalmente, o produtor precisa esboçar um planejamento de suas atividades rurais e monetárias.
Em contrapartida, não podemos nós tornar reféns da sorte, principalmente quando todos os indicadores e analistas de mercado nacionais e internacionais sinalizam um expressivo aumento do custo de produção.
Nesse sentido, precisamos mais uma vez tornar a atividade agrícola mais especializada e estruturada com o uso de ferramenta de gestão, para que se possa dar maior estabilidade e segurança para seus detentores.
Graduada em Administração pela UNICRUZ, Mestre em Administração pela UFSM, Doutoranda em Agronegócio pela UFRGS e Professora do Instituto Federal Farroupilha Campus Júlio de Castilhos.
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