O clima segue mudando no Rio Grande do Sul. A expectativa era de que a segunda quinzena de março trouxesse chuvas relevantes para a produção, e agora aguarda-se que abril cumpra as promessas. Uma nova frente fria, que vem acompanhada é claro de um ciclone extratropical, chegou ao Sul do Brasil nesta segunda-feira, 6, e causou virada no tempo.
Ainda assim, não há expectativa de chuvas relevantes. Em virtude do ciclone e sua influência, o dia segue com muito vento, principalmente entre a tarde e a noite.
A previsão é de que a chuva se concentre no norte gaúcho, centro-oeste e também no Sul de Santa Catarina e no Sudoeste do Paraná. Chuvas estas que devem vir acompanhadas de raios, rajadas de vento, e ainda não se descarta a possibilidade de quedas de granizo.
Produtores gaúchos pedem ajuda do Governo após estiagem
Além disso, a previsão se estende para a terça-feira, 7. Nesta data, a frente fria deve se afastar, mas uma massa de ar polar deve avançar sobre a região sul, derrubando mais a temperatura. A formação de geada na serra gaúcha e catarinense é prevista para a quarta-feira, 8.
Ainda assim, a formação dessa nova frente fria, entre Argentina e Uruguai, deve trazer condições de chuva para as próximas 24 horas. As previsões do Inmet – Instituto Nacional de Meterorologia – apontam possibilidade de chuvas nos três Estados do Sul. Assim sendo, as chuvas mais expressivas ficam no oeste e norte do estado, com precipitação que gira em torno dos 20 a 40 milímetros.
Após a passagem dessa rápida frente fria, as temperaturas devem cair de maneira expressiva. Há locais que podem registrar temperaturas negativas.
1 Comment