fbpx

Com estações de biometano fazendeiros produzem seu próprio combustível

Com estações de biometano fazendeiros produzem seu próprio combustível

As estações de biometano transformam o biogás proveniente da decomposição de matéria orgânica em biometano (gás natural renovável). Pode ser utilizado como combustível para tratores, caminhões e outros veículos movidos a gás natural, em substituição ao diesel. Com base em mais de 30 anos de experiência, a Air Liquide desenvolveu estações de biometano adaptadas para trabalhar em combinação com biodigestores agrícolas. Essa solução contribui para a descarbonização da agricultura, além de gerar os benefícios de uma economia circular.

A Air Liquide, líder mundial em gases, tecnologias e serviços para indústria e saúde, desenvolveu uma solução para o reaproveitamento de resíduos orgânicos em fazendas: as estações de biometano AG050 e AG100, que processam o biogás derivado da decomposição desses itens e o transformam em biometano. Esse gás natural renovável pode ser utilizado como combustível em tratores, caminhões, automóveis e outros tipos de veículos movidos a Gás Natural Comprimido (GNV) em substituição ao óleo diesel. Ao permitir que os agricultores se beneficiem de uma economia circular de produção sustentável de combustível na fazenda, a solução contribui para a descarbonização da agricultura.

O biogás é uma molécula gerada a partir do processamento de resíduos orgânicos como folhas, frutas e outros. Este gás é composto principalmente de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2). A solução purifica o biogás para produzir biometano, separando esses gases usando uma tecnologia proprietária baseada em membrana desenvolvida pela Air Liquide.

As estações de biometano AG050 e AG100 são instaladas para trabalhar em conjunto com o equipamento biodigestor da fazenda. Sua estrutura é composta por três componentes: o primeiro, o pré-tratamento, reduz a concentração de sulfeto de hidrogênio (H2S), gás nocivo que pode ser gerado durante a decomposição da matéria orgânica. A próxima etapa é a purificação, na qual o gás pré-tratado é comprimido e passado por módulos de membranas, que separam dióxido de carbono e metano. O gás resultante desse processo, o biometano, é direcionado para a terceira parte da estrutura, o abastecimento de combustível, que consiste em cilindros de armazenamento e um dispenser para transferência do combustível para veículos movidos a gás.

A solução tem capacidade para processar até 50 e 100 metros cúbicos de biogás por hora, gerando aproximadamente 30 e 60 metros cúbicos de biometano, que podem abastecer entre 3 a 10 tratores por dia dependendo das atividades. A estação de biometano foi desenvolvida no Brasil com base na experiência do Grupo Air Liquide de mais de 30 anos no desenvolvimento de tecnologias para purificação de biogás, com projetos e instalações ao redor do mundo, principalmente nos Estados Unidos e Europa.

Caio Mogyca, Diretor de Desenvolvimento de Negócios – América do Sul. “Desenvolvemos e disponibilizamos uma solução sustentável para propriedades rurais, garantindo autonomia na produção de combustível sustentável a partir de resíduos orgânicos processados de forma ambientalmente correta. Estamos globalmente comprometidos em fornecer soluções que sejam ao mesmo tempo seguras, confiáveis e econômicas e atendam às necessidades de nossos clientes em todas as áreas em que operamos”.

Methane Power Experience – 18 a 20 de abril, 2023

Os equipamentos podem ser vistos durante o “Methane Power Experience”, evento promovido pela New Holland, fabricante de equipamentos para a área agrícola, que acontece entre os dias 18 e 20 de abril, em Brasilândia (Mato Grosso do Sul), com o objetivo de apresentar um ecossistema tecnológico que promova a sustentabilidade no agronegócio.

O especialista Caio Mogyca está à disposição para entrevistas, tanto durante o evento Methane Power Experience quanto em outras oportunidades, para falar sobre assuntos relacionados ao ciclo produtivo do biogás.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *