POR ASSESSORIA DE IMPRENSA
Os inversores drives solares são robustos, eficientes, duráveis e melhoram a eficiência hídrica em plantações
A Intelbras, empresa brasileira desenvolvedora de tecnologias com 46 anos de história, inova mais uma vez ao diversificar sua linha de produtos com o lançamento dos drives solares off grid, modelos DS 3220 e DS 5380. As soluções tecnológicas, que convertem a energia limpa e sustentável gerada pelos painéis solares em energia utilizável, são ideais para o acionamento de motores e bombas em sistemas de irrigação. Esses são os primeiros produtos desenvolvidos pela empresa com foco específico no agronegócio.
“Criamos nossa unidade de energia solar em 2019. Desde então, o portfólio de soluções tecnológicas cresceu e foi aperfeiçoado. Os inversores chegam ao mercado para atender as crescentes demandas do agronegócio, e mais especificamente os sistemas de irrigação, de hidratação de rebanho e as bombas d’água”, afirma Marcio Osli, diretor da unidade de energia solar da Intelbras.
“O diferencial dos produtos está na operação com baixa tensão de alta eficiência, que demanda menos módulos fotovoltaicos para gerar energia para as bombas. Outro ponto é que o agricultor consegue reduzir seus custos de produção primeiro porque os inversores dispensam o uso da energia convencional e dos geradores a diesel e depois porque, por não utilizarem baterias (já que são diretamente alimentados pelos painéis solares), necessitam de menos manutenção”, complementa o executivo.
De acordo com a Segunda Edição do Atlas de Irrigação, desenvolvida em 2021 pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil tem o equivalente a 8,2 milhões de hectares de área irrigada. O documento aponta para o fato de que o país deverá expandir sua área irrigada em mais 4,2 milhões de hectares até 2040, o que representa um aumento de 79% em comparação à área atual.
“A agricultura é uma atividade complexa que envolve um conjunto de técnicas, entre elas a irrigação, que costuma ser a de maior custo. Desenvolver soluções tecnológicas de alta eficiência, qualidade e preço acessível implica melhorar a eficiência da irrigação, o que, além de reduzir os gastos do produtor rural com água, pode resultar em melhores colheitas”, explica Osli.
Testes de campo
Antes de entrarem no mercado, os inversores drives solares foram testados durante cerca de 5 meses, por agricultores e pecuaristas da Bahia.
“Todos os testes que realizamos na nossa propriedade foram muito satisfatórios, estamos contentes com a performance e a potência dos inversores. Vamos continuar utilizando as soluções de alta qualidade da Intelbras na nossa plantação”, afirma Hiderley Saraiva, engenheiro e sócio proprietário da S&P Energias Renováveis que testou os inversores drives solares em uma propriedade rural de Barra do Mendes, Bahia.
Inversores drives solares
Os novos inversores da Intelbras têm excelente performance e confiabilidade, já que utilizam tecnologia de ponta e contam com eficientes recursos de controle e segurança para acionamento de sistemas de irrigação, bebedouro de animais, bombeamento de água em poços e reservatórios.
Além disso, também podem ser utilizados para abastecimento de condomínios e residências. Os produtos são sustentáveis, pois utilizam energia solar e não dependem da rede elétrica, sendo ideais até mesmo para áreas rurais mais remotas.
- Drive solar DS 3220: o inversor off grid drive solar trifásico 220 V é ideal para bombas de até três cavalos. O equipamento opera com alta eficiência, necessitando de menos módulos fotovoltaicos (em relação aos concorrentes) para gerar a energia demandada pela bomba.
- Drive solar DS 5380: o inversor off grid drive solar trifásico 380 V é ideal para bombas de até cinco cavalos e pode ser utilizado em sistemas com maior elevação, distância, pressão ou vazão de água.
“Os lançamentos são a união perfeita entre energia renovável, alto nível de tecnologia e praticidade para o agronegócio brasileiro. Com garantia da marca Intelbras, o produtor rural pode ficar tranquilo, pois sabe que os produtos terão uma longa durabilidade e proporcionarão economia e melhor eficiência para seu negócio”, finaliza Osli.
*Inversores fotovoltaicos convertem a energia de corrente contínua (CC) gerada pelos painéis solares em energia de corrente alternada (CA), permitindo sua utilização no agronegócio, empresas, negócios e residências.
1 Comment