fbpx

Emater atualiza estimativas para safra de verão

Emater atualiza estimativas para safra de verão

Com uma safra prejudicada pela estiagem que atingiu em cheio o Rio Grande do Sul, a Emater/RS – Ascar segue atualizando as estimativas. De acordo com o último levantamento divulgado pela entidade, as lavouras de soja gaúchas encontram-se 2% em desenvolvimento vegetativo, 11% em floração, 60% na fase de enchimento de grãos, 23% estão maduras e por colher e 4% já foram colhidas.

Em relação às solicitações para realização de perícias de Proagro para cultura da soja, até o último dia 3 de março, foram realizados 221 pedidos no Estado.

Setor produtivo pede prorrogação de dívidas por danos da estiagem

Conforme a Emater, várias lavouras de soja tem apresentado coloração amarela devido ao estádio de maturação. Este momento é crítico pela necessidade de água para o enchimento de grãos. E a estiagem, que deve permanecer até a segunda quinzena de março, traz preocupação para o produtor.

Nas cidades que foram atingidas pela estiagem, as produtividades estão alcançando entre 15 e 20 sacas por hectare. Já aqueles que foram beneficiados por chuvas regulares, conseguirão de 45 a 50 sacas por hectare. Sobretudo, é importante destacar que essa variabilidade depende ainda do manejo e das tecnologias. Todavia, a irregularidade das precipitações e o calor excessivo provocaram redução no tamanho do grão, bem como a queda prematura de vagens.

Estiagem atinge bovinocultura de corte e de leite

Ainda assim, mesmo com a situação nas diversas regiões gaúchas, o estado corporal do gado bovino de corte é satisfatório. Em áreas que a estiagem se prolongou, os animais apresentaram menor ganho e até mesmo perda de peso, em virtude dos pastos mais prejudicados.

Ao mesmo tempo, os rebanhos bovinos leiteiros apresentam boas condições sanitárias. A princípio, conforme o relatório da Emater, a produção de leite tem sido mantida com a suplementação alimentar à base da silagem e dos concentrados proteicos. Como no caso dos bovinos de corte, a produção a pasto foi prejudicada.

Segunda quinzena de março promete chuvas expressivas

Foi com alegria que os produtores receberam o último boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A publicação mais recente informa que as chuvas expressivas devem voltar ao RS a partir do dia 20 de março. Além da falta de água, o impacto das temperaturas elevadas nas lavouras piorava a situação enfrentada já com a estiagem.

As chuvas devem começar já entre os dias 15 e 16, mas os volumes devem ser baixos e não atingirão todas as regiões. Os modelos meteorológicos demonstram a possibilidade da chuva generalizar e trazer mais volume entre os dias 19 e 20.

 

Foto: Jader Sost (Leitor Agrocampo)

display: block

Artigos relacionados

3 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *