Com o objetivo de impulsionar a agricultura sustentável, Syngenta e SENAR firmam parceria para oferecer curso de Boas Práticas Agrícolas

Com o objetivo de impulsionar a agricultura sustentável, Syngenta e SENAR firmam parceria para oferecer curso de Boas Práticas Agrícolas

Focado em três pilares essenciais – preservação da biodiversidade, manejo eficiente da água e técnicas de conservação do solo -, curso dissemina conhecimentos práticos e atualizados sobre métodos agrícolas sustentáveis

A Syngenta, em parceria com o SENAR, lança (20), no Dia Mundial da Agricultura, um curso on-line e gratuito sobre “Boas Práticas Agrícolas“, com foco na preservação da biodiversidade e na adoção de técnicas de agricultura regenerativa. Com carga horária de 30 horas, o treinamento visa capacitar agricultores e profissionais do campo na implementação de práticas sustentáveis nas lavouras. O curso está disponível no Aplica Certo, plataforma de treinamentos online da Syngenta.

O treinamento é composto por cinco módulos que abordam a importância de um sistema agrícola que não apenas produz alimentos, mas também protege o solo, a água e a biodiversidade com foco em uma agricultura cada vez mais sustentável e resiliente. A capacitação abrange técnicas avançadas de agricultura regenerativa, como plantio direto, rotação de culturas, manejo integrado de pragas (MIP) e sistemas agroflorestais.

“Acreditamos que a preservação da biodiversidade é fundamental para o futuro da agricultura. Com este curso, queremos fornecer aos produtores rurais as ferramentas e o conhecimento necessários para implementar boas práticas agronômicas, que aliem sustentabilidade e produtividade”, afirma Natália Vasconcelos, Gerente de Sustentabilidade da Syngenta.

Ao final do curso, espera-se que os participantes possam compreender a importância da preservação da biodiversidade para a resiliência agrícola, adotar boas práticas agrícolas para a conservação dos ecossistemas, implementar técnicas de agricultura regenerativa para restaurar a saúde do solo e aumentar a biodiversidade, proteger os polinizadores e criar habitats adequados para esses insetos, além de conhecer as políticas governamentais e os incentivos econômicos para a conservação da biodiversidade. A capacitação também abordará temas como a Política Nacional da Biodiversidade (PNB), o Código Florestal, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e a Regulação Europeia de Desmatamento (EUDR), além de estratégias para a proteção de polinizadores e a criação de corredores ecológicos e zonas ripárias.

Os participantes que concluírem o treinamento pelo SENAR receberão a Certificação LIFE de Negócios e Biodiversidade, reconhecimento que agrega valor às empresas que assumem sua responsabilidade com a conservação da biodiversidade.

Para saber mais e se cadastrar no curso, acesse: Link 

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *