A Abertura Oficial do Plantio da Soja no Rio Grande do Sul ocorre na sexta-feira (11) à partir das 9 horas na Área Experimental da COTRIJUC – localizada na BR 158, Km 269 na cidade de Júlio de Castilhos/RS.
O evento é uma promoção da Prefeitura Municipal, do Sindicato Rural, da Associação Comercial, Cultural e Industrial – ACCIJUC e da Cooperativa COTRIJUC.
Confira a programação:
9h – Palestra: “Cenários e perspectivas do Mercado de Soja”
Vitor Verniz – Analista de mercado para South America
Heverton Gugelmin – Gerente Comercial RS / Cargill
10h30 – Abertura Oficial do Plantio da Soja no RS
(tratores e plantadeiras)
10h45 – Ato Oficial com Governador do Estado e autoridades
DigiFarmz: a plataforma de manejo das principais doenças da soja
CESB revela crescimento da cultura de soja no Brasil
Os resultados do estudo realizado pelo CESB sugerem que o arranjo espacial das plantas é primordial para garantir uma boa safra.
Deste modo, produtores participantes da Rede de Pesquisa da entidade tiveram nos últimos cinco anos produtividade média 30% maior do que a mostrada pela Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB).
Assim, a Rede de Pesquisa, composta por 18 instituições constatou que algumas práticas levaram as lavouras a responder de forma positiva em termos de aumento de produtividade por unidade de área.
Fórum Regional de Máxima Produtividade CESB reúne cerca de 300 participantes
Portanto, os estudos e observações revelam que a média produtiva de soja chega a ser de 6% a 8% maior, associando semente de qualidade, velocidade de plantio e distribuição pneumática das sementes.
De acordo com o CESB, a forma de distribuição dos fertilizantes também influencia no sucesso da lavoura.
Por fim, os estudos ocorreram nos Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia, São Paulo e Minas Gerais, que são os principais produtores da oleaginosa no Brasil.