fbpx

CBSoja reúne milhares para debater desafios da produção sustentável

CBSoja reúne milhares para debater desafios da produção sustentável

POR Lebna Landgraf

Aproximadamente 1800 pessoas participaram de 16 a 19 de maio, do IX Congresso Brasileiro de Soja e do Mercosoja 2022, realizados em Foz do Iguaçu (PR).

“Estamos muito felizes com os resultados obtidos, especialmente com a presença de diferentes representantes da cadeia produtiva da soja, neste que foi o primeiro grande evento presencial da Embrapa Soja, depois das dificuldades impostas pela pandemia”, avalia Adeney de Freitas Bueno, presidente do CBSoja e do Mercosoja 2022.

O maior fórum técnico-científico da América do Sul, realizado em formato híbrido (presencial e on-line), teve como tema central os “Desafios para produção sustentável no Mercosul”. Foram promovidas seis conferências, 18 painéis e 50 palestras.

“Elaboramos uma programação técnica de qualidade com os profissionais mais renomados de cada segmento da cadeia da soja, abordando desde questões de mercado, desafios de produção e pós-colheita até as pesquisas que estão na vanguarda do conhecimento”, enfatiza.

Bueno ressalta ainda que um dos pontos altos dessa edição foi a Arena Inova Soja, ambiente que integrou os participantes do ecossistema brasileiro de inovação, reunindo oito startups e empresas de agricultura digital para apresentar as mais recentes aplicações emergentes e disruptivas para a cadeia produtiva da soja. “A aceitação e o impacto da Arena foram fantásticos, porque ela proporcionou, de fato, interface entre a teoria, a ciência e a prática”, afirma.

ADAMA lança herbicida para controle das plantas daninhas mais resistentes. Clique e e saiba mais.

Além disso, o evento contou com mais de 300 trabalhos técnicos que foram apresentados em formato pôster e 12 deles selecionados para apresentação oral. “O público ficou bastante satisfeito com a possibilidade de interagir com os autores dos trabalhos, especialmente nas apresentações orais. Avalio de forma muito positiva essa novidade do evento e vamos trabalhar para continuar promovendo a troca de experiências e conhecimentos”, diz.

A comissão organizadora premiou os três melhores trabalhos. Na categoria graduação, a vencedora foi Isabel Bottura Candido, com o trabalho “Potencial agronômico de fontes de enxofre na cultura da soja”. Na categoria pós-graduação, a vencedora foi Maiara de Oliveira com o trabalho “Genome-wide Association Study Dissect the Genetic Architecture of Stink Bug Complex Resistance in Soybean”. E, na categoria profissional, o vencedor foi Francisco Gomes Júnior com o trabalho “Infrared Thermographic Assessment to Discriminate Soybean and Seed Vigor”.

Outro diferencial foi a feira de expositores em que 45 empresas apresentaram as mais recentes tecnologias desenvolvidas para a cadeia de produção de soja, demonstrando informações e conhecimentos relevantes para o mercado. “Temos que agradecer a todas essas empresas que acreditaram e apoiaram nosso evento”, afirma. “Apenas somando esforços conseguimos entregar resultados satisfatórios para o campo”, ressalta.

O CBSoja é promovido, desde 1999, pela Embrapa Soja, unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Nesta edição, o CBSoja será realizado em conjunto com o Mercosoja 2022. O Mercosoja tem sido organizado em conjunto pela Embrapa e pela ACSOJA (Asociación de la Cadena de la Soja Argentina) e é o principal evento científico de soja do Mercosul.

A solenidade de abertura do evento, ocorrida no dia 16 de maio, contou com presença do vice-presidente da República Antonio Hamilton Mourão, do presidente em exercício da Embrapa Guy Capdeville, do secretário da agricultura do Paraná, Norberto Ortigara e do chefe-geral da Embrapa Soja, Alexandre Nepomuceno.

“Durante o pré-evento, tivemos que lidar com muitas incertezas e a comissão organizadora teve que assumir responsabilidades e tomar decisões rapidamente, no que diz respeito a locação de espaços e produção de materiais diversos, mesmo sem ter certeza de que o público estaria presente no evento. Foi um grande desafio operacional, mas que foi recompensador, porque conseguimos organizar um evento de qualidade e recebemos muitos feedbacks positivos”, destaca. A X edição do Congresso Brasileiro de Soja/Mercosoja será em 2025, em local a ser definido. “O próximo evento será ainda mais especial, uma vez que iremos comemorar a décima edição do CBSoja e também celebrar os 50 anos da Embrapa Soja”, conclui.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *