Com o tema “Trigo: protagonista do agro” nesta sexta-feira, 07, foi realizado o 8º Fórum Nacional do Trigo, tradicional encontro do calendário da agricultura gaúcha.
O evento de pesquisa e inovação que reuniu – no Auditório da Agricultura do Parque Integrado de Exposições – produtores rurais, acadêmicos e profissionais ligados a área, integra a programação da XVI Fenatrigo.
O Fórum Nacional iniciou com a palestra de Roberto Sandoli, Gerente de Relacionamentos da Hedge Point Global Markets, que tratou sobre o “Mercado do trigo e os impactos das exportações para o RS”. Em seguida, o assunto foi o “Etanol: uma nova oportunidade para o trigo gaúcho”, conduzido pelo presidente da BSBios, Erasmo Carlos Battistella.
Depois a programação contou com o Painel “Trigo como aliado aos resultados do produtor”. Entre os assuntos em pauta esteve o: “Trigo sob o ponto de vista técnico”, com o gerente de pesquisa e tecnologia da CCGL, Geomar Mateus Corassa. Em seguida, Cláudio Kapp Júnior, pesquisador do setor de Economia Rural da Fundação ABC, levou para o debate o tema “Trigo sob o ponto de vista econômico”.
Outros assuntos em destaque foram as perspectivas de mercado e as grandes oportunidades atuais e futuras para o grão. Ao final, o produtor rural da Terraboa Agrícola, Tiago Librelotto Rubert, falou trouxe a pauta“Trigo sob o ponto de vista do agricultor”.
O evento foi organizado pela Biotrigo, Sindicato Rural e Fenatrigo.