fbpx

Fórum Regional de Máxima Produtividade CESB reúne cerca de 300 participantes

Fórum Regional de Máxima Produtividade CESB reúne cerca de 300 participantes

Com média de 300 participantes , o Fórum Regional de Máxima Produtividade – CESB integrou empresas do agro, agrônomos, estudantes e até mesmo produtores de países vizinhos como o Uruguai e Paraguai.

O evento promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil – CESB juntamente com a Revista Agrocampo com o apoio das Sementes Aurora proporcionou muito conhecimento técnico e troca de informações.

O Fórum Regional é reflexo do propósito do CESB, de levar informações aos agricultores a fim de buscar o aumento na média das produtividades nas culturas, especialmente a soja.

Pois de acordo com o Comitê, nos últimos 10 anos a produção do grão estava no patamar de 50 sacas por hectare.

Quando o produtor produz mais por metro quadrado, ele ganha, assim como o município, estado, país, enfim, toda a cadeia produtiva, destaca o Diretor Executivo do CESB, Luiz Antônio da Silva.

Atualmente o CESB conta com 22 patrocinadores que trabalham em prol do aumento das médias de produtividade na cultura da soja.

Conheça as técnicas dos Irmãos De Bortoli – Campeões do Desafio CESB

De acordo com Luiz, o resultado dos Irmãos De Bortoli de Cruz Alta/RS case campeão do Desafio Nacional safra 2018/2019, quebrou paradigmas.

Os Irmãos De Bortoli quebraram aquele paradigma de 11 anos de que nunca o grande campeão nacional era irrigado, pois sempre o campeão nacional veio da categoria sequeiro. Portanto, a sua sistematicidade de aumento da produtividade foi construída por muito tempo e agora eles estão colhendo os frutos”, salienta Luiz.

Esse case reforça a principal mensagem que o CESB pretende mostrar através de eventos como o Fórum, de que o produtor gaúcho possui diversas oportunidades em termos de patamares produtivos.

Além das principais técnicas de manejo que os mesmos têm adotado frequentemente dentro dos sistemas produtivos, os quais tem entregado muita soja por unidade área.

CESB revela crescimento da cultura de soja no Brasil

Conforme fomenta o coordenador técnico do CESB e palestrante do evento, João Pascoalino.

Para nós é um prazer imenso colaborar com todo esse contexto, principalmente local, pois o Rio Grande do Sul é um dos estados do Brasil que mais entrega número de inscrições para o Desafio de Máxima Produtividade, comenta.

Para João, o Fórum Regional, tem um intuito muito importante pensando em contexto local, pois trabalha com as informações da região e dos ambientes de produção que estão situados na mesma.

“Abordamos todos esses fatores produtivos para tentarmos colaborar dentro do contexto do produtor e o produtor cada vez mais aumentar a sua produtividade e a sua rentabilidade dentro do sistema”, destaca.

Mauricio De Bortoli é bicampeão nacional do prêmio CESB

Já Maurício De Bortoli, palestrante e Campeão Nacional do Desafio de Máxima Produtividade destaca que o Fórum é uma iniciativa essencial para transferir conhecimento aos demais produtores.

O mais importante é poder compartilhar o nosso conhecimento para que outros produtores possam através das tecnologias produzir mais e ter mais receita na sua propriedade rural, comenta.

O resultado conquistado no Desafio do CESB faz com que Cruz Alta/RS seja referência nacional em produtividade e irrigação, por possuir a maior área irrigada do Estado.

Além disso, o Instituto Phytus se fez presente no evento através da Diretora Técnica Sul e Pesquisadora de Fitopatologia, Drª Mônica Debortoli com a palestra: Manejo de doenças em soja.

Nós como instituição de pesquisa Phytus temos uma responsabilidade muito grande de difundir as informações geradas, a fim de contribuir para o sucesso da agricultura brasileira, destaca Mônica.

De acordo com a pesquisadora, o Instituto tem observado a importância da difusão de informações, bem como a multiplicação de resultados.

O Fórum Regional de Máxima Produtividade – CESB realizado em Cruz Alta/RS, além de compartilhar informações e cultivar o conhecimento, também mobilizou a solidariedade, pois ao todo foram arrecadados 428,75 kg de alimentos não perecíveis que foram destinados ao Banco de Alimentos da cidade.

display: block

Artigos relacionados

3 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *