fbpx

Conectividade 5G permitirá o avanço da agricultura 5.0 no Brasil

Conectividade 5G permitirá o avanço da agricultura 5.0 no Brasil

Diretor de Agroindústria da TOTVS reforça os benefícios da conectividade no campo e como as ferramentas tecnológicas da agricultura 5.0 podem contribuir para o aumento da produtividade rural

Com a ampliação de 25% da conectividade no campo, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) prevê um crescimento de 6,3% no valor bruto da produção agropecuária, consequentemente elevando a participação do agronegócio no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Esse cenário positivo, muito incentivado pela implementação da tecnologia 5G, é o marco para o avanço da agricultura 5.0 no Brasil, que será amparada por uma arquitetura de rede com conectividade de banda larga ultra robusta e de baixa latência, velocidade 20 vezes maior do que a proporcionada pelo 4G, e ampla abrangência que pode alcançar as áreas mais remotas do país.

“Todos os mercados estão de olho no 5G, uma vez que essa nova geração garantirá uma conectividade nunca antes alcançada e, consequentemente, maior oportunidade para os negócios. Para o produtor rural, independente do seu tamanho, é a chance de explorar novas tecnologias e ferramentas que tragam ganhos em produtividade, lucratividade e sustentabilidade”, destaca Fabrício Orrigo, diretor de Agroindústria da TOTVS, maior empresa de tecnologia do Brasil.

O papel da tecnologia passa a ser ainda mais estratégico para uma agricultura de precisão, sem erros e desperdícios.

“De forma prática é a informação em tempo real na mão do tomador de decisão, ou seja, o produtor rural com acesso aos dados que precisa e na hora que precisa. Isso é um avanço imenso para os produtores, que ganharão maior agilidade, precisão e, consequentemente, aumento da produtividade em alto nível”, reforça Orrigo.


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mapeou no “Atlas do Espaço Rural Brasileiro”, que dos 5,07 milhões de propriedades rurais, 3,64 milhões ainda operam offline. Essa dificuldade de conectividade em um país grande, onde nem todas as regiões possuem o mesmo nível de excelência em infraestrutura de internet, é um dos principais desafios para o setor. Por conta disso, são fundamentais as soluções com capacidade de operar de maneira offline e atender esse público que não tem acesso a redes móveis de qualidade.

Leia também: 3tentos faz Investor Day na B3 e projeta crescimento até 2025


“O TOTVS Agro Multicultivo e o TOTVS Agro Bioenergia, são exemplos de sistemas inteligentes com tecnologia offline, permitem a captura de informações, por celular e sem conectividade, para controle de atividades como plantio, pulverização, inspeção fitossanitária e colheita, processos que costumam gerar grandes perdas para o produtor e que precisam ser acompanhadas muito de perto, sem depender da conectividade com a internet. Posteriormente, estando conectado à rede, essas informações coletadas são rastreadas e enviadas ao sistema”, destaca Fabrício.


A companhia possui um extenso portfólio de soluções que atendem o mercado de Agronegócio, com soluções de tecnologia para o mercado de bioenergia, gestão de multicultivos, processo de vendas, logística, controle fitossanitário, pesagem e outros. Destaque também para a ferramenta TOTVS Agro Conecta Dados, que permite a integração automática entre as máquinas, equipamentos e veículos agrícolas, conectando e coletando os dados, a fim de gerar maior produtividade e eficiência às propriedades rurais.


Para saber mais sobre o portfólio da TOTVS para o Agro, acesse.

display: block

Artigos relacionados

9 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *