Ao promover o reuso de ativos excedentes, as organizações causam menos impactos ao ambiente
Adotar práticas sustentáveis no dia a dia é importante para reduzir o impacto ambiental e proporcionar um estilo de vida mais responsável. Em outras palavras, a sustentabilidade significa prover a carência do presente sem abalar as gerações futuras.
Entretanto, a produção e o consumo inadequados levam ao desperdício de recursos valiosos, como energia, água, alimentos e matérias-primas. O avanço sustentável promove o uso eficiente desses recursos e a redução do desperdício.
Portanto, busca-se a expansão econômica da sociedade baseada na importância dos recursos ambientais para as atividades produtivas e, ainda, para sua conservação, em uma clara preocupação com o futuro da humanidade.
Para Rafael Davi Valentini, CEO da Movestock, empresa que facilita o reuso de ativos excedentes de outras empresas e também daqueles que já estão obsoletos, existem diversas iniciativas que causam menos impactos ao meio ambiente, permitindo que o uso dos recursos seja sustentável e, claro, se cada um fizer a sua parte, o mundo terá menos poluentes. “A sustentabilidade é um percurso contínuo e pequenas mudanças no estilo de vida podem fazer uma grande diferença no decorrer do tempo. É importante dar o primeiro passo e conseguir inserir outras práticas à rotina diária”, finaliza.
O CEO da Movestock separou dicas fundamentais que visam abrandar o resultado negativo no meio ambiente e viabilizar a conservação dos recursos naturais:
Para lidar com esses desafios é preciso buscar um equilíbrio entre a compra de estoques mínimos e múltiplos para garantir a continuidade do processo produtivo, sem gerar estoques em excesso. Além disso, é necessário implementar ferramentas e sistemas de gestão de estoques eficientes que permitam um monitoramento constante dos níveis de estoque e previsões de demanda, evitando a compra excessiva de produtos.
Por fim, é importante ressaltar que a gestão de estoques é um processo contínuo, que envolve todos os setores da empresa. É fundamental estar atento às mudanças no mercado, às demandas de produção e às possibilidades de venda dos estoques excedentes e obsoletos.
Por Rafael Davi Valentini, co-fundador e CEO Movestock