Compondo o portfólio da NovoAgro Ventures, a startup e a corporate venture builder prometem levar mais tecnologia ao campo, otimizando processos e melhorando a rentabilidade dos produtores rurais através do software para o agronegócio.
Foi-se o tempo em que a enxada era a força motriz no campo. A tecnologia está disseminada em diversas áreas, entre elas no agronegócio, segmento importante para o Brasil. Comparando somente o mês de janeiro deste ano com o de 2021, o Ministério da Agricultura calcula que a exportação do setor tenha crescido 57%, alcançando a marca dos US$ 8,82 bilhões.
Vislumbrando esse mercado, nasceu a NovoAgro, uma corporate venture builder que tem como objetivo alavancar o agronegócio e seus públicos de interesse, como a startup Softsul Sistemas, que agora faz parte do portfólio da CVB.
No mercado desde 2012, a Softsul nasceu no Mato Grosso, um dos maiores polos do agronegócio brasileiro. Fundada por Andrei Nazi, atual CEO, e Aline Catiusce, COO que participou de projetos de aceleração voltados às mulheres empreendedoras, como o Finep e o RME Acelera, do Instituto Rede Mulher Empreendedora. Em 2022, inclusive, ela esteve na lista da Forbes Agro entre as 20 Mulheres Inovadoras das agtechs.
A Softsul é uma plataforma digital completa que une todos os elos dentro da cadeia de produção de sementes. Contém um Sistema de Gerenciamento de Armazém (WMS, em inglês), Sistema de Gerenciamento de Transporte (TMS, em inglês) e Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM, em inglês).
“A nossa plataforma é um mecanismo de auxílio que induz o produtor de sementes a se tornar mais assertivo com ganhos de produtividade, lançando mão de um software com vários níveis de auditoria em todas as etapas de produção, beneficiamento, armazenagem, expedição e pós-venda. Entrega ainda a rastreabilidade da semente, tornando o produtor mais transparente no seu processo”, comenta Nazi.
Em paralelo, a NovoAgro Ventures vai atuar como parceira estratégica para dar mais corpo à startup e ao software para o agronegócio. Na prática, irá prepará-la para receber investimentos e conquistar novos clientes, ajudando no seu desenvolvimento dentro de quatro a oito meses.
Essas soluções que vêm revolucionando os setores produtivos no Brasil e no mundo chegam com força total ao agronegócio, sempre com o objetivo de aumentar a produtividade e diminuir custos para o produtor rural, cooperativas e agroindústrias, usando tecnologias.
“Estamos muito confiantes com essa parceria. Vamos ajudar na estruturação, preparação para investimentos e captação de clientes juntamente da FAEMG (Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais) – a maior do setor”, afirma Léo Dias, CEO da NovoAgro Ventures.
Andrei Nazi, CEO da Softsul, finaliza: “Gostaríamos da atuação direta da NovoAgro para sermos uma empresa reconhecida com vendas e processos escaláveis tanto nacional quanto internacionalmente”.
Sobre a NovoAgro Ventures:
A NovoAgro Ventures é uma Corporate Venture Builder com foco em solução e software para o agronegócio, as chamadas agritechs (startups com soluções para o agro). A CVB mapeia desafios (dores) da agroindústria e dos produtores rurais e investe em empresas de tecnologia que estejam desenvolvendo soluções para esses problemas. Tem como acionistas o Sistema FAEMG, a maior Federação de Agricultura e Pecuária do país, além de cerca de 80 investidores do setor do agro e da FCJ Venture Builder, pioneira no ramo de Venture Builder na América Latina, presente também nos Estados Unidos, em Portugal e na Finlândia.