fbpx

Empresas investem em logística, mas há espaço para crescer

Empresas investem em logística, mas há espaço para crescer

POR ASSESSORIA

Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do setor da Logística analisou também quais as intenções futuras voltadas para a implementação tecnológica voltada à logística

São Paulo, maio de 2022 — O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística, desenvolvido pela TOTVS em parceria com a H2R Pesquisas Avançadas, apresenta um panorama sobre o grau de maturidade tecnológica da logística do agronegócio brasileiro, e revela que o setor está a frente dos demais embarcadores no que diz respeito à investimentos em tecnologia para armazenagem e transporte: 54% já possui sistemas de gestão de armazenagem e 32% gestão de transporte, enquanto a média dos embarcadores é de 46% e 26%, respectivamente.

As empresas de agro representam 4% dos embarcadores abordados pelo estudo, que entrevistou também representantes da indústria, varejistas e distribuidores. Comparado aos demais, o agro se destaca positivamente na adoção de soluções integradas a meios de pagamento – 41%, enquanto a média dos embarcadores é de 30% – e no gerenciamento de risco – 29%, enquanto os demais apontaram 25%. Outro número de destaque é em relação ao investimento e uso de sistemas de otimização e roteirização logística, que já atinge 53% das empresas de agro entrevistadas.

Entre os sistemas de gestão de armazenagem, as empresas de agro demonstraram adoção de dispositivos móveis na operação (50%), integração com hardware (50%) e uso de código de barras / RFID / BEACON (40%). Quando analisada a aplicação de soluções complementares, 57% utilizam ferramentas de BI (Business Intelligence) e CRM (Customer Relationship Management), dando importância também para ferramentas de Gerenciamento eletrônico de documentos (GED).

Em relação a investimentos futuros na gestão logística, para os próximos dois anos o setor do agronegócio se volta para gestão de custo logístico (47%), ferramentas de planejamento de carga (43%), monitoramento de frota (38%) e sistema de checklist (30%). “O agronegócio é uma potência nacional e para tanta produção é necessário investir ainda mais em armazenamento e em transporte, uma vez que a produção precisa ser escoada. Observar o quanto esse setor tem aplicado de tecnologias voltadas à logística revela um cenário promissor de crescimento”, afirma Angela Gheller, diretora de produtos de Agroindústria e Logística da TOTVS.

O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) de Logística é um estudo encomendado pela TOTVS, maior empresa de tecnologia do país, e conduzido pela H2R Pesquisas Avançadas. A pesquisa avalia o grau de aplicação e aproveitamento tecnológico tanto de prestadores de serviços de logística (16%) quanto de embarcadores (84%). Para o estudo foram entrevistadas 740 empresas, entre nacionais e multinacionais, com faturamento igual ou acima de R$5 milhões. Para ler o estudo na íntegra, acesse.

Sumitomo Chemical lança fungicida Excalia Max® no Brasil. Saiba mais:

Sobre a TOTVS

Líder absoluta em sistemas e plataformas para gestão de empresas, a TOTVS entrega produtividade para mais de 65 mil clientes por meio da digitalização dos negócios. Indo muito além do ERP, oferece serviços financeiros e soluções de business performance, investindo R$2 bilhões em pesquisa e desenvolvimento nos últimos cinco anos para atender as exigências de 12 setores da economia. Como uma empresa originalmente brasileira, a TOTVS acredita no “Brasil que Faz” e apoia o crescimento e a sustentabilidade de milhares de negócios e empreendedores, de norte a sul do país, por meio de sua tecnologia.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *