fbpx

Searca promove palestra técnica sobre Manejo da Adubação Potássica

Searca promove palestra técnica sobre Manejo da Adubação Potássica

A palestra técnica de outubro promovida pela Searca – Sociedade dos Engenheiros Agrônomos da Região de Cruz Alta trouxe o Pesquisador da Embrapa Soja, Dr. Adilson de Oliveira Júnior que abordou sobre o Manejo da Adubação Potássica em Sistemas de Produção Agrícola.

De acordo com o palestrante, o potássio é o segundo nutriente mais absorvido e o segundo mais removido pela cultura da soja, ou seja, à medida que os produtores forem elevando os testes produtivos, se está retirando maiores quantidades de potássio dos solos.

Então é um nutriente que assim como o fósforo é especialmente importante, por isso é necessário ter muito cuidado no manejo da adubação para não acarretar processos que causem deficiência e perdas de produtividade, destaca Adílson.

Deste modo, os eventos técnicos realizados mensalmente pela Searca possuem o propósito de contribuir para o conhecimento e o embasamento técnico dos associados.

Assumimos o compromisso de realizar um trabalho voltado a área técnica e a difusão do conhecimento e os associados gostaram muito, então o nosso objetivo é transferir conhecimento e atualizar todo corpo técnico regional, conta o Presidente da Searca, Mauricio De Bortoli.

Confira do AgroPlay da Palestra


A importância do potássio para a cultura da soja

O tema Manejo da Adubação Potássica em Sistemas de Produção Agrícola faz parte da programação de palestras durante o ano e que são escolhidas pelos próprios associados.

Além disso, o pesquisador e palestrante Adílson salienta que uma lavoura produtiva necessariamente é bem nutrida.

Portanto, à medida que os produtores realizarem o monitoramento, bem como a avaliação da fertilidade, o manejo da adubação e aplicação de fertilizantes de acordo com o potencial produtivo e também conforme o nível de fertilidade do solo, acaba-se otimizando todo o sistema para se produzir com a maior eficiência possível.

“Deste modo, o monitoramento, a avaliação da fertilidade e a adubação é um dos pré-requisitos para se obter e manter altas produtividades e consequentemente a lucratividade dos produtores rurais”, complementa.

Após o evento, um jantar muito especial foi confeccionado pelo Chef Rodrigo Schoenfeld, onde todos os participantes puderam confraternizar uma saborosa Paella Campeira – prato a base de carnes tradicionais da culinária gaúcha.

Saiba mais sobre Adílson De Oliveira Júnior

Adilson é Engenheiro Agrônomo, Mestre e Doutor em Agronomia. Atualmente atua como Pesquisador da Embrapa, lotado no Centro Nacional de Pesquisa de Soja, em Londrina/PR e Coordenador do Laboratório de Análise de Solo e Tecido Vegetal da Embrapa Soja.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *