A 31ª Abertura da Colheita do Arroz já está sendo preparada. Estiveram reunidos representantes da Federarroz, Embrapa e Irga – entidades promotoras do evento. A intenção foi definir as áreas que devem ser preparadas e sistematizadas conforme necessidade das culturas.
Aliás, esta é considerada uma das mais importantes exposições de tecnologias de grãos do país. De acordo com as instituições, o evento está marcado para acontecer entre 9 e 11 de fevereiro de 2021. O local será a Estação Experimental de Terras Baixas (ETB) da Embrapa Clima Temperado, base localizada no Capão do Leão – RS.
Agronegócio vai aumentar participação no PIB do país após receita recorde
A saber, também foi definida a nova temática: “Os novos rumos do sistema de produção”. Antes de tudo, estará em destaque a inserção da pecuária em sistemas de integração, a partir de tecnologias que podem trazer maior sustentabilidade ambiental aos sistemas e melhorar sua rentabilidade. De fato, que em sistemas de integração entre agricultura e pecuária, uma atividade colabora para melhorar o resultado da outra. A fala é do pesquisador Jorge Schafhauser Junior, assessor de pecuária.
De maneira idêntica, devem ser apresentadas tecnologias da pesquisa agropecuária em 1 hectare de lavouras demonstrativas para cultura do arroz, soja, milho, forrageiras e pecuária, para 10 mil visitantes, contando com cerca de 70 expositores.
“Em nossa avaliação, posterior a realização da Abertura da Colheita deste ano, constatamos o retorno positivo dos participantes em reconhecer a importância da área de pesquisa em grãos da Embrapa para a agricultura e a falta de conhecimento da existência deste espaço físico”, revelou o pesquisador André Andres, coordenador técnico da ETB.