fbpx

Produtividade da lavoura começa com um bom tratamento de sementes

Produtividade da lavoura começa com um bom tratamento de sementes

O tratamento de sementes é uma prática considerada de baixo custo, se comparada aos benefícios que proporciona ao estabelecimento e a produtividade das lavouras.

Por isso, sua relação custo-benefício e a crescente conscientização dos produtores rurais sobre a necessidade de proteger as sementes contra o ataque de pragas e doenças iniciais, faz essa tecnologia ser cada vez mais aperfeiçoada.

Deste modo, a importância do cuidado com as fases iniciais de estabelecimento dos cultivos se deve ao ataque de pragas que podem comprometer o desenvolvimento adequado das plantas, causar reduções de estande e desuniformidade de plantas, reduzindo diretamente o potencial produtivo das lavouras.

Como o caso das lagartas, percevejos, cigarrinhas, brocas, dentre outras.

5 motivos para optar pelo Tratamento de Sementes Industrial

Assim, a necessidade de ferramentas completas e confiáveis, em tratamento de sementes, que atuem diretamente no combate às pragas, permitiu a Bayer trazer ao mercado os inseticidas sistêmicos, Imidacloprido e Tiodicarbe.

Esses inseticidas pertencentes ao grupo dos neocicotinoides e carbamatos, respectivamente, com a missão de contribuir para a proteção das plantas nessa importante etapa da produção.

Pois ambos os produtos atuam no sistema nervoso central dos insetos, porém, apresentam mecanismos de ação diferentes, por inibir processos distintos na transmissão de impulsos nervosos.

Deste modo a morte dos insetos é provocada pela transmissão ininterrupta destes impulsos nervosos que reflete em hiperexcitação, tremores, convulsão e paralisia.

Pesquisa comprova que investir em sementes tratadas de soja é rentável

A fim de possibilitar ao agricultor produzir com mais qualidade, a Bayer apresenta um novo ciclo no tratamento de sementes com o Cropstar, uma plataforma completa de serviços e produtos que permite maior otimização de tempo, recursos e mão de obra.

Assim, a tecnologia de formulação do Cropstar®, composta por rápida secagem, excelente recobrimento, boa aderência às sementes, rápida e adequada absorção, também garante amplo espectro de ação, além de agir sobre lagartas e percevejos.

Pois além de combater os riscos da fase inicial, promove o vigor e a produtividade das plantas, oferecendo proteção da parte aérea, translocação para parte aérea das plantas, efeito adequado residual após emergência, bem como, a proteção às tecnologias Bt, se tornando excelente parceiro para a soja e milho.

Atualmente, estima-se que mais de 95% das áreas de soja e milho são cultivadas com sementes tratadas, elevando o tratamento para um dos principais processos que antecedem a semeadura.

Aberto oficialmente o Plantio da Soja no Rio Grande do Sul

Aliás, o processo começou a ser utilizado quando os produtores perceberam que, mesmo em sementes de alta qualidade, eram comuns problemas de emergência e desuniformidade de plantas.

Então, a partir disso, foram desenvolvidos produtos que pudessem proteger as fases iniciais da lavoura, tão críticas para uma boa produtividade.

Por isso, o Cropstar® veio como uma ferramenta estratégica e necessária para garantir um melhor arranque inicial da lavoura, protegendo o investimento contra pragas iniciais, que interferem no processo de germinação e emergência de plantas na lavoura de soja e milho.

Milho

Proteção contra: lagarta-do-cartucho, lagarta-elasmo, lagarta-do-algodão (Helicoverpa armigera), percevejo barriga-verde, cigarrinha das pastagens, tripes e pulgão do milho.

Soja

Proteção contra: o ataque de lagarta elasmo, corós, lagarta Helicoverpa, vaquinha verde-amarela, piolho-de-cobra e ainda nematoides de galha e de lesões radiculares.

Conteúdos exclusivos como esse você confere AQUI

display: block

Artigos relacionados

2 Comments

Avarage Rating:
  • 0 / 10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *