O Semeio da nova temporada de trigo continua avançando por todo o Brasil. Sobretudo com a possibilidade de favorecimento do clima, cogita-se crescimento também da área nacional de semeio quando comparado ao ano anterior. Ainda mais com os produtores estimulados pela demanda aquecida e também pelo câmbio – este último eleva a paridade de importação.
Irga divulga custo de produção da safra 2019/2020
Quanto ao mercado doméstico, segundo colaboradores do Cepea, segue operando com volume restrito, e os valores estão firmes. Para os derivados, de 18 a 22 de maio, no comparativo com a média da semana anterior, as cotações de todas as farinhas subiram.
Em relação aos farelos, colaboradores do Cepea apontam que a demanda continua alta, devido à procura para ração animal.
Boletim Agrosemestral do CEPEA aponta preços em alta desde outubro
Os preços do trigo estão seguindo em alta desde outubro do ano passado, é o que aponta o boletim agrosemestral do Cepea.
De acordo com as informações, a influência vem do dólar elevado, bem como das dificuldades na importação e também pela firme demanda interna – este último, de forma mais recente.
Aliás, com essa avaliação estima-se que os produtores dediquem este ano uma área maior que a anterior para a triticultura. É claro, a expectativa é de boa rentabilidade.
Como resultado dos bons números, demandantes de trigo seguem fazendo pressão para que o Governo brasileiro facilite a entrada de cereal no país, especialmente o vindo da Argentina. Da mesma forma, buscam aliviar os custos, reivindicando diminuição permanente das taxas de importação do cereal da Argentina.
Assim sendo, as importações brasileiras também se mantiveram firmes no mês de abril. De maneira idêntica, buscava-se repor estoques de indústrias processadoras. O mês teve uma média diária de importação 30,5% acima da registrada no ano anterior.
3 Comments