Tecnologia desenvolvida pela startup tem como princípio ativo esporos de fungos, inimigos naturais do carrapato
A Decoy Smart Control, AgTech de biotecnologia que oferece soluções sustentáveis no controle de pragas para o mercado de saúde animal, estará presente na 45ª Expointer, maior feira de exposição de animais, máquinas, implementos e produtos agropecuários da América Latina. Na ocasião, a startup vai levar aos pecuaristas presentes no evento sua tecnologia de controle biológico ao carrapato-do-boi.
O evento, que acontece entre 27 de agosto e 4 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, na cidade de Esteio (RS), espera mais de 600 mil visitantes, além de movimentar cerca de R$ 4 bilhões em negócios.
A solução tem como princípio ativo esporos de fungos que são inimigos naturais dos carrapatos. O tratamento é realizado por pulverização e os produtos podem ser aplicados tanto na pastagem quanto sobre os animais. Ao entrar em contato com os carrapatos, os esporos dos fungos germinam, entram em seus corpos e os matam. Os fungos atuam em todas as fases de vida do carrapato, desde ovos, larvas e também nas fases adultas.
“Iremos apresentar na Expointer toda nossa linha tecnológica, com tratamentos customizados que podem ser utilizados por pecuaristas de leite ou corte, em diferentes fases da vida do animal, seja terneiro, adulto ou uma vaca prenhe”, explica Lucas von Zuben, CEO da Decoy.
Vale ressaltar ainda que as soluções da startup não deixam resíduos no leite e na carne. Além disso, não é tóxica para humanos e nem para os animais, e, como se trata de um inimigo natural dos ectoparasitas, não há problemas com resistência ao seu método de controle.
A Decoy atua diretamente no setor por meio de um programa de parcerias com pecuaristas.
“Disponibilizamos as soluções aos produtores e eles fornecem informações sobre o tratamento, além de uma ajuda de custo para o desenvolvimento das pesquisas”, relata von Zuben.
A startup, que já está presente em seis estados do país, tem o Rio Grande do Sul como principal centro de atuação, com mais de 180 clientes atendidos, seguido por Minas Gerais e São Paulo. Na distribuição da quantidade de cabeças de gado que foram administradas com os seus produtos, o estado gaúcho continua com sua destacada importância, com 114.518 animais, o que representa 54,5% do montante total do rebanho tratado pela Decoy.
O estande da AgTech, que estará presente na Expointer pelo segundo ano consecutivo, ficará no pavilhão de gado leiteiro da feira agropecuária.
“No local vamos apresentar nossa tecnologia aos produtores e também levar um microscópio para mostrar o carrapato após a ação do fungo. Queremos aproveitar o espaço para fazer network, parcerias e reforçar a divulgação da Decoy junto aos produtores da região”, finaliza o CEO da Decoy.