fbpx

Aplicativo inovador possibilita o rastreamento individual de suínos do nascimento ao processamento

Aplicativo inovador possibilita o rastreamento individual de suínos do nascimento ao processamento

POR ASSESSORIA

  • “Pig Passport” (passaporte suíno) permite registro fácil e confiável de animais individuais diretamente no celeiro
  • Solução é uma cooperação entre a Cloudfarms e a SUISAG e faz o rastreamento e classificação de animais ao longo da cadeia de suprimentos
  • Objetivo é melhorar a gestão operacional, o cuidado individual dos animais, a segurança alimentar e a transparência para os consumidores

Em conjunto com a SUISAG, parceira de serviços para produtores de suínos na Suíça e clientes internacionais de genética, a Cloudfarms, subsidiária da BASF, apresenta uma aplicação inovadora de seu sistema de gestão de produção existente para produtores de suínos. O “Pig Passport” permite que fazendas de criação, fazendas de produção e processadores registrem e analisem os dados de produção individual de cada porco do nascimento ao processamento. Os dados de produção registrados contêm informações como pedigree genético do suíno, consumo de ração ou informações de saúde. Uma etiqueta auricular eletrônica conectada ao aplicativo móvel Cloudfarms permite a entrada rápida, confiável e fácil dos dados de cada porco diretamente no celeiro. Os dados individuais dos animais são disponibilizados em relatórios em tempo real através do aplicativo web Cloudfarms.

Em cooperação com a SUISAG, os primeiros produtores de suínos da Suíça e Alemanha começaram a testar o aplicativo de software inovador em suas operações diárias. Assim, o Cloudfarms Mobile App é integrado ao SuisDataManager, a solução de relatórios da SUISAG, que é amplamente usada pelos produtores de suínos na Suíça. Como parte da fase de teste, o aplicativo de software será ainda mais customizado para atender as necessidades específicas dos produtores de suínos. Em uma próxima etapa, a SUIAG disponibilizará na Suíça e Alemanha o aplicativo móvel Cloudfarms juntamente com o SuisDataManager para todos os produtores de suínos interessados.

“Até agora, o rastreamento individual é comum apenas em fazendas de criação especializadas, enquanto em fazendas de produção, os porcos são normalmente gerenciados como grupos, não como indivíduos. Agora, cada animal recebe um “passaporte” digital, que pode ser usado em toda a cadeia de suprimentos”, diz o diretor administrativo da Cloudfarms, Jens Toppenberg. “Permitindo mais rastreabilidade, transparência e precisão, a gestão individual de suínos é a base para encarar os principais desafios do setor de suínos, como segurança alimentar, saúde animal, produção eficiente e sustentável e total transparência para os consumidores”.

Em combinação com a plataforma de rastreabilidade Field-to-Fork existente na Cloudfarms, o “Pig Passport” permite que integradores, produtores de suínos, fábricas de ração e processadores criem valor agregado ao longo da cadeia de suprimentos. Por exemplo, é possível rastrear e classificar porcos individuais, de acordo com as linhagens dos pais ou o tipo de ração consumida. Dessa forma, a Cloudfarms apoia o setor no atendimento à crescente demanda por alimentos seguros e nutritivos a preços acessíveis, melhorando a gestão operacional e reduzindo o impacto ambiental.
 

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *