fbpx

Oportunidade de qualificação e tecnologia de ponta: como o cooperativismo impulsiona a propriedade da família Jaskulski, em Guarani das Missões

Oportunidade de qualificação e tecnologia de ponta: como o cooperativismo impulsiona a propriedade da família Jaskulski, em Guarani das Missões

Em Linha Timbó, no interior de Guarani das Missões, o jovem Rejes Jaskulski, aos 19 anos, celebra a concretização de um sonho de infância: dar continuidade à tradição agrícola da família Jaskulski, agora na sua quarta geração. Aluno dedicado do curso Aprendiz Cooperativo do Campo, oferecido pelo Sescoop e administrado pela CooperConcordia, Rejes divide seu tempo entre os estudos na Escola Municipal Antônio Jaskulski e a gestão da propriedade familiar.

A revolução em sua rotina agrícola começou com a descoberta da plataforma Smartcoop, durante o curso do qual o projeto é uma das disciplinas. De forma simples e eficaz, a ferramenta se tornou um aliado essencial para otimizar o manejo da propriedade e há menos de um ano, já proporciona bons resultados.

“Com a Smartcoop, nosso ganho principal é no tempo. Antes, precisávamos anotar tudo, calcular, muitas vezes retomar as anotações porque o cálculo não dava certo. Agora, é só inserir os dados que a própria plataforma calcula. Assim, conseguimos tomar decisões mais assertivas”, explica Rejes.

A praticidade oferecida pela Smartcoop também se reflete na economia de tempo para Estefano Jaskulski, pai de Rejes.

“Com o aplicativo, conseguimos tirar um tempo a mais para o descanso. O tempo que economizamos sem precisar anotar tudo, usamos para descansar e realizar as atividades diárias com mais tranquilidade. Antes demorávamos mais de hora para calcular tudo, agora o Rejes só pega o celular e em cinco minutos está pronto”.

A comunicação com a assistência técnica da Coopermil, cooperativa à qual a família é associada, também deu um salto de eficiência.

“Antes, dependendo do problema, era necessário que o técnico viesse até a propriedade. Com a Smartcoop, eu só registro a dúvida, e ele consegue me responder pela própria plataforma, através do Conecta Smartcoop, ou vem até a propriedade já sabendo qual é a demanda exata”, destaca Rejes.

Alexandre Lesciuk, técnico responsável pelo acompanhamento da propriedade, ressalta como a Smartcoop favorece a tomada de decisões, proporcionando um registro preciso dos manejos nos talhões.

“É muito importante esse espaço para que possamos fazer o registro dos manejos e acompanhar isso de perto sem risco de esquecer de algo, por exemplo.”

O caso de Rejes Jakulski exemplifica como a incorporação da Smartcoop pode ser uma peça-chave na modernização da gestão agrícola, garantindo que as novas gerações conduzam as atividades rurais com eficiência, economia e assertividade.

display: block

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *