Prêmio tem como propósito reconhecer, valorizar e disseminar iniciativas inovadoras lideradas por governos municipais
Na última semana, o prestigiado Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em sua 12ª edição, anunciou os agraciados em uma cerimônia especial realizada em Porto Alegre. Entre os 107 projetos inscritos, um total de 93 foram selecionados para participar da premiação, e todos foram minuciosamente avaliados sob critérios favoráveis ao desenvolvimento municipal.
O prêmio tem como principal propósito reconhecer, valorizar e disseminar iniciativas inovadoras lideradas por governos municipais, voltadas para aprimorar o ambiente de negócios, impulsionar o empreendedorismo e promover o desenvolvimento territorial. Os projetos foram submetidos a uma série de etapas, incluindo avaliações técnicas, pré-seleções, visitas técnicas e julgamento final, conduzidas por comissões compostas por especialistas de diversas áreas.
De acordo com a gerente de Políticas Públicas do SEBRAE-RS, Janaína Medeiros, esse reconhecimento joga luz em iniciativas propulsoras de desenvolvimento, prosperidade e satisfação nos municípios em que são aplicadas. “Acompanhamos de perto a melhoria do ambiente empreendedor de cada município e, também, tudo o que está no entorno, então acreditamos que é justo e benéfico premiar quem se destaca”, afirma.
Na categoria Empreendedorismo na Escola, a regional noroeste do SEBRAE-RS celebrou o projeto “Alternativa Empreendedora a Partir da Meliponicultura na Escola”, da cidade de Condor, como um dos destaques. Idealizado com o intuito de promover a conscientização ambiental, integrando alunos e comunidade, o projeto se destaca pela implementação de meliponários nos espaços escolares. Além de incentivar estudos sobre preservação ambiental, o projeto promove a produção de mel como uma alternativa para uma alimentação mais saudável, ao mesmo tempo que estimula o empreendedorismo, estendendo essa prática aos lares dos alunos e à comunidade em geral.
“Esse prêmio é uma oportunidade de destacar e celebrar as iniciativas que estão verdadeiramente transformando as realidades locais. O empreendedorismo, quando incentivado desde a escola, não só promove o desenvolvimento econômico, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes e engajados com o futuro de suas comunidades”, destaca Armando Pettinelli, Gerente Regional do SEBRAE-RS.
O vice-prefeito Rômulo Teixeira Carvalho, de Condor, teve a honra de representar o município no evento e receber o prêmio em reconhecimento ao comprometimento e à dedicação da comunidade em promover iniciativas empreendedoras e sustentáveis.
Além de Condor, outros sete municípios da regional, como Chiapetta, Ijuí, Panambi, Rolador, Santa Rosa, Santo Ângelo e Vista Gaúcha, estiveram na final disputando o prêmio, demonstrando o dinamismo empreendedor e o compromisso com o desenvolvimento sustentável que permeiam essas localidades.