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Lean Thinking, por que implementar em sua empresa?

Lean Thinking, por que implementar em sua empresa?

Com o auxílio do método Lean Thinking os clientes se tornam o foco de tudo que a empresa realiza, entregando produtos, serviços e atendimento de qualidade elevada.

O lean thinking é um método de gestão com o principal objetivo de maximizar a entrega de valor, ou seja, entregar a melhor qualidade com o menor custo e esforço possível. Isso se torna possível eliminando os desperdícios: identificando os gargalos e removendo-os da linha de produção e garantindo a redução de gastos desnecessários. Estes objetivos tornam o método voltado a valorizar o produto que chega ao cliente, diminuindo o desperdício e o custo de produção da empresa.

O método pode ser adotado em qualquer organização que produza um produto ou serviço, e em qualquer ramo de atividade, seja no setor primário, secundário ou terciário.

O primeiro passo é reunir a equipe de gestão e fazer com que todos entendam a ferramenta para que consigam compreender sua importância. É preciso conhecer todos os setores da empresa e o caminho do produto até chegar ao cliente. Na implementação, o melhor meio é envolver todos os colaboradores, pois são os responsáveis pela criação e produção do produto que chega até o cliente.

Independentemente da área em que será aplicado, o método lean thinking possui sete fundamentos que devem ser considerados para sua implementação na empresa, são eles:

1 – Consistência de propósito

Sem propósito claro e consistente, não é possível capturar braços, mentes e corações, três forças vitais, que auxiliam a canalizar de maneira adequada a energia disponível de equipes e indivíduos, evitando desperdiçá-la.

2 – Adequação de escopo

É preciso uma delimitação clara sobre o tamanho do desafio, estabelecendo as “fronteiras da transformação”, e do reconhecimento sobre a real disposição e capacidade de agir.

3 – Modelo de intervenção

Trata-se da maneira, da abordagem escolhida para promover a transformação em si. É importante refletirmos sobre como podemos combinar os diferentes modelos de intervenção, utilizando as “dosagens” certas de cada um. E sempre nos assegurando de que nossas escolhas estejam alinhadas ao propósito e ao escopo delimitado.

4 – Planejamento consistente

Deve-se lançar mão da maneira lean de pensar e resolver problemas, para que seja possível aprender ao longo do processo de transformação, evitando que os erros se repitam e que os acertos fiquem no anonimato.

5 – Papéis e responsabilidades

Os principais stakeholders da transformação precisam ser cuidadosamente mapeados, e seus papéis e responsabilidades devem estar definidos e comunicados. Sem isso, as chances de falhar na comunicação aumentam drasticamente.

6 – Mecanismos e rotinas gerenciais

Trata-se da maneira como a gestão deve acontecer na prática, dos mecanismos e rotinas desenhados para assegurar direção e aderência aos planos. Para garantirmos acompanhamento eficaz e resultados, é preciso estabelecer processos gerenciais específicos e dedicados à gestão da transformação.

7 – Documentação e comunicação

Gerar uma documentação inteligente ao longo da jornada também pode ajudar muito. Como lean é um desafio de longo prazo será necessário “contar a história” mais de uma vez e de diferentes maneiras para que todos entendam, assimilem e inspirem-se com o conhecimento adquirido e as práticas já estabelecidas. Assim, é preciso capturar vivências, melhorias consolidadas, resultados alcançados e compartilhar!

A implementação do lean torna os processos de sua empresa mais eficientes trazendo maiores rendimentos e produtividade. Os custos operacionais são reduzidos por conta da diminuição dos prazos para a realização dos serviços.

Assim a equipe fica comprometida na busca por qualidade resultando em maior produtividade para a empresa e em clientes satisfeitos com a agregação de valor aos produtos com maior qualidade e previsibilidade. O método lean thinking traz muitos benefícios para você, sua empresa e colaboradores, e trabalhadores contentes entregam bons produtos que resultam na satisfação total dos clientes

Lembre-se: os processos podem ser modificados de acordo com as prioridades, mas o objetivo a atingir é sempre o mesmo: a satisfação total dos clientes!

V. Scheer Assessoria e Consultoria
Instagram: @v.scheer_assessoria
WhatsApp: 55 99118 5114

Adaptado de: 7 Elementos Fundamentais para a Gestão da Transformação Lean - Autor Flávio Battaglia.

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